quarta-feira, 1 de junho de 2016

40 anos da Uefs são celebrados em solenidade

       

 Em noite festiva os 40 anos da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) foram comemorados durante uma cerimônia realizada na noite da terça-feira (31), no Auditório Central do campus universitário. Entre trechos de histórias e de canções a trajetória de conquistas e lutas foi sendo narrada a uma platéia repleta de emoção e entusiasmo.
         Para contar como a instituição nasceu, o professor, jornalista e jurista, Edivaldo Machado Boaventura, membro fundador da Uefs, proferiu palestra. O professor fez questão de destacar a importância da universidade na sociedade baiana e feirense desde a criação. “A Uefs é resultado do anseio da comunidade feirense. De suas classes, das lideranças e de seu povo. E o processo de reconhecimento da Uefs rendeu autonomia ao sistema de educação superior na Bahia. Tivemos um projeto pioneiro”, afirmou.
         A noite também foi de música com o Coral da Uefs, com o grupo Coisa de Índio, formado por estudantes indígenas da universidade, e com a banda Camutiê. As atividades artísticas ainda incluíram uma apresentação dos bailarinos Natália Barboni e Nadson Maimone, com coreografia de Marcos Cerqueira, e declamação do cordelista Romildo Alves.
         O reitor da Uefs, professor Evandro do Nascimento Silva, ressaltou a importância de comemorar as quatro décadas da instituição e o crescimento da universidade. “Aqui neste espaço sempre se buscou a construção coletiva. Foi assim que saímos de uma universidade que se destacava essencialmente pelo ensino e passou a ganhar força nos últimos 20 anos na pesquisa, na construção de laboratórios, na qualificação do corpo docente e na consolidação da pós-graduação. E hoje conta com uma extensão que procura se requalificar e transformar o saber acadêmico em diálogos com a comunidade externa”.
         A celebração dos 40 anos contou com a presença de alunos, professores, estudantes, funcionários, servidores aposentados, da vice-reitora, professora Norma Lúcia de Almeida, do secretário estadual de Educação em exercício, Wilton Cunha, representando o governador Rui Costa, do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Manoel Mendonça, do secretário municipal de Relações Interinstitucionais, Sérgio Carneiro, representando o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, e de representantes da Associação dos Docentes (Adufs), do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Estado da Bahia (Sintest) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Mostra fotográfica
          Como parte das comemorações, a Uefs promoveu uma mostra fotográfica com 40 fotos traduzindo imagens do campus ou de atividades desenvolvidas pela instituição. As fotografias ficaram expostas no foyer do Auditório Central durante a solenidade e 20 destas participaram de uma votação popular no site da Uefs e nas redes sociais. As 10 mais bem votadas foram homenageadas na cerimônia. 


Nenhum comentário: