quarta-feira, 1 de junho de 2016

Cidade belga canaliza cerveja em tubos subterrâneos

Isso que é país desenvolvido. Enquanto aqui no Brasil ainda há muita gente sem acesso às tubulações de água e esgoto, a pequena cidade de Bruges, na Bélgica, prepara-se para inaugurar um cano de 3 quilômetros que transporta cerveja.
Verdade que não é ainda a realização do antigo sonho humano de ver cerveja saindo da torneira da cozinha. O cervejoduto belga conecta apenas a antiga cervejaria De Halve Maan, localizada há mais de 150 anos no centro da cidadezinha medieval, à fábrica onde o engarrafamento é feito, a 3 quilômetros de distância. Dessa forma, Bruges tirou de suas ruas estreitas os milhares de caminhões que transportavam nada menos do que 300 mil litros da loira bebida por mês. Espera-se que a novidade diminua muito o trânsito na cidade, que é a principal atração turística do país, graças ao seu centro histórico bem preservado e às centenas de rótulos de cervejas centenárias.
A tubulação, feita de um plástico adequado para acondicionar alimentos, terá capacidade para escoar 4 mil litros da bebida alcoólica preferida da humanidade por hora. Ela está quase pronta - os cervejeiros esperam colocá-la para funcionar nos próximos meses.
A curiosa obra foi em parte financiada por crowdfunding: quase 400 amantes de cerveja conseguiram juntar pela internet mais de 1 milhão de reais para financiar o cervejoduto. Os 21 mais generosos entre eles, que contribuíram com 7.500 euros cada um (30 mil reais), serão recompensados com uma garrafa da bebida por dia pelo resto de suas vidas - o mais próximo possível que dá para chegar de ter cerveja saindo da torneira da cozinha. (Super Interessante)


Nenhum comentário: