terça-feira, 21 de junho de 2016

CINISMO



O Rio de Janeiro falido, corroído, claro, pela corrupção. Até hospital indicado para turistas da Olimpíada é invadido, com aviso prévio e sem nenhuma ação da PM, para resgate de criminoso, com uma morte. O México está perdendo para nós. Mas o prefeito do Rio, mais um exemplo de cara de pau incrível, faz pronunciamento garantindo que a Olimpíada não será prejudicada. Claro que não, prejudicada será (e sempre esteve) a população que necessita de serviços públicos. E quem precisa dela, a não ser na hora de votar? Zorra!
 Para fugir um pouco da obviedade da política, vamos falar sobre os “recalls”



Chegamos ao fundo do poço moral. De agora em diante, será um novo túnel para o imponderável.

A sucessão de anúncios na TV chamando clientes das mais diversas marcas de veículos para “recall”, ou seja, para conserto de defeitos de fábrica, é assustadora.  Em princípio, poderia parecer “competência” das montadoras, “preocupação” com o cliente etc. Mas, no fundo, revela que cada vez mais estamos consumindo produtos que, pelo visto,  não passam por testes de segurança na sua fabricação.
O “recall” mais comum nos últimos dias tem sido da Honda, e também da Mistsubishi, referente a falhas no sistema de “air bag” que podem causar ferimentos sérios, e, como diz o próprio anúncio, num ímpeto de honestidade para livrar a cara das empresas de processos milionários, “pode ocasionar inclusivo a morte” de um ou mais ocupantes.
É que os sistemas, quando acionados, explodem de forma descontrolada e pode lançar fragmentos de plástico e metal em altíssima velocidade, atingindo, até faltamente, aqueles que esperavam ser salvos pelo sistema.

Ainda sobre “recalls” (I)
Importante notar que, no caso da Honda, por exemplo, os veículos chamados para conserto têm data de fabricação até de 2004,, ou seja, seus proprietários já rodaram 12 anos sob o risco de serem mortos por um equipamento que, teoricamente, deveria salvar suas vidas.
Então, se até hoje não morreram, devem agradecer, única e exclusivamente, a São Cristóvão.

Ainda sobre “recalls” (II)
Enfim, essas chamadas para conserto têm sido muito mais frequentes do que pode imaginar a nossa vã tecnologia.
Repito: isso não me parece cuidado “excessivo” das montadoras (inclusive de motos) com seus clientes, mas sim denota que tem havido uma negligência cada vez maior na fabricação dos veículos.
Pergunta final: sabe-se lá quantas pessoas já morreram por efeito exclusivo de tais falhas? Não, pois não se fazem periciais sérias de acidentes de veículos terrestres.

Aplausos para Luislinda (I)
Por iniciativa da Desembargadora Sílvia Carneiro Zarif (decana) o Tribunal de Justiça da Bahia aprovou na Sessão Administrativa do Pleno da última sexta-feira (17/07) Moção de Aplausos à iniciativa do Presidente da República interino Michel Temer pela nomeação da Desembargadora Luislinda Dias Valois Santos para a Secretaria Nacional de Promoção da Igualdade Racial, subordinada ao Ministério da Justiça.

Aplausos para Luislinda (II)
A Moção foi aprovada por unanimidade e contou com manifestação expressa dos Desembargadores Lidivaldo Britto e Baltazar Miranda Saraiva, Membros da Comissão Temporária de Igualdade, Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos Humanos do Tribunal, que discursaram em homenagem à nomeação em questão, enaltecendo a figura da desembargadora e parabenizando a decana pela iniciativa.

Nenhum comentário: