terça-feira, 14 de junho de 2016

Jairo Carneiro

Depois de várias campanhas com tudo igual eis que surge a candidatura de Jairo Carneiro a prefeito de Feira, dentro do consórcio do governo do estado, certamente tentando forçar um segundo turno. Jairo não vem militando de maneira incisiva na cidade, mas tem, sem dúvida, um nome que sempre foi respeitado e que passou incólume pela crise política que afundou diversos políticos. Tem potencial, evidentemente, para agradar aos insatisfeitos com Ronaldo, mas que se recusam a votar em Zé Neto; e, aos insatisfeitos com Zé Neto, mas que se recusam a votar em Ronaldo.
A dificuldade será estrutura, tempo de TV, candidatos a vereador e financiamento. Este último, como certamente teve o incentivo de Rui, talvez, seja possível resolver, apesar dos tempos bicudos. De qualquer modo, a boa carreira política, o bom trato, faz de Jairo uma positiva novidade na competição pelo Paço Municipal.

Ronaldo 
       Conta com a infiltração natural e capilaridade que os longos anos de mandato lhe conferem, a máquina municipal, maior número de partidos, tempo de TV, vereadores, e um sólido e continuado trabalho. Por sorte, pode contar ainda com o desgaste nacional que desmonta o PT e encurta seus recursos. Por outro lado, tem contra si o desgaste natural e o cansaço de vários mandatos seguidos, com ou sem ele. Ainda tem muita coisa seu favor e sai na frente. 

Neto
        Vai tentar mais uma vez a prefeitura, no seu estranho jeito de fazer política, desagregando lideranças ao invés de retê-las. Tem a seu favor o recall do nome, a sua intensa participação nas coisas da cidade feitas pelo estado e o crescimento de votos a cada eleição. Tem contra, uma rejeição permanente e o desgaste nacional do PT, partido que ele representa de forma extremamente personalizada. 

Angelo
        Migrando do PT, vai tentar um vôo solo, certamente buscando solidificar seu nome. Atua, majoritariamente, dentro do espectro de voto esquerdista, possivelmente retirando mais votos de Neto do que dos adversários. Tem as mesmas dificuldades já citadas para os outros.

Demais 
        Com a desistência de Nivaldo Vieira, de Jonhatas, falta a definição de Fernando, que pode compor com um dos lados ou cumprir uma vontade que anuncia a cada eleição, de sair a prefeito, se posicionando em um projeto de prazo mais longo. Tem recurso para bancar uma campanha forte.  É aguardar para ver. E finalmente, temos o ex-prefeito José Raimundo, que padece dos mesmos males da falta de estrutura partidária e financeira, além da necessidade de uma chapa de vereadores competitiva.
E finalmente, temos o ex-prefeito José Raimundo, que padece dos mesmos males da falta de estrutura partidária e financeira, além da necessidade de uma chapa de vereadores competitiva.

Central de Regulação
        Quando o MP irá pedir uma planilha da Central de Regulação mostrando o tempo gasto entre o pedido de transferência e atendimento de um paciente dentro do sistema? E quantos morreram na espera? 

Saúde
        Qual a data que o governo do estado pretende iniciar a construção do Hospital Geral de Feira? E se a data for em longínquo futuro, quando será autorizada uma reforma, uma revisão geral, nas bárbaras condições de atendimento no HGCA? 


Nenhum comentário: