quarta-feira, 1 de junho de 2016

Suíça inaugura túnel ferroviário de 57 km, o mais longo do mundo

A Suíça inaugura nesta quarta-feira (1º) o túnel ferroviário de Saint-Gothard (São Gotardo), o mais longo do mundo, com 57 km, o que permitirá aumentar o tráfego entre o norte e o sul da Europa.
A chanceler alemã, Angela Merkel, o presidente francês, François Hollande, e o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, estarão presentes na cerimônia de inauguração e pegarão um trem que os levará de Erstfeld, na entrada norte do túnel, até Bodio, na parte sul, na Suíça italiana.
O imenso túnel, que exigiu 17 anos de obras, entrará realmente em operação em dezembro e será peça-chave da nova linha ferroviária que cruzará os Alpes (NEAT), permitindo uma nova rota de comunicação entre o norte e o sul da Europa.
Seu objetivo é aumentar o transporte ferroviário de carga e descongestionar as estradas no corredor Rin-Alpes, de Roterdã, no mar do Norte, a Gênova, no Mediterrâneo.
A obra custou 12,2 bilhões de francos suíços (US$ 12,276 bilhões). Diariamente, o túnel poderá ser utilizado por 260 trens de carga - a 100 km/h - e por 65 trens de passageiros, a 200 km/h. (G1)


Nenhum comentário: