quinta-feira, 9 de junho de 2016

Cacau é a ‘nova droga’ das festas eletrônicas

Uma matéria publicada pelo site Mail Online revela que uma nova “onda” está tomando conta de boates na Europa: ao invés de cheirar cocaína, os frequentadores dos locais estão cheirando cacau. Eventos dedicados, como uma rave que aconteceu em Berlim, tem oferecido cacau em pó, em bebidas ou pílulas para seus frequentadores. Cacau em sua forma pura causa uma “invasão” de endorfina na corrente sanguínea e causa sentimentos de euforia semelhantes ao da cocaína. Ele também contém altas doses de magnésio, que relaxam os músculos. 
Os efeitos do cacau têm sido constantemente estudados por pesquisadores. Uma pesquisa da Kingston Univeristy, em Londres, mostrou que ciclistas que consumiam chocolate eram capazes de pedalar mais rápido e por mais tempo. Acredita-se que isso ocorra por causa da substância epicatechin, encontrada especialmente no chocolate amargo, que dá energia "extra" ao corpo, pois expande as artérias. Isso faz com que o oxigênio chegue ao músculo mais rápido, e "amortece" os efeitos do cansaço. 
O chef belga Dominique Persoone anunciou a criação de um dispositivo especial para facilitar o consumo em 2007, e parece que este é o "equipamento" que as pessoas têm utilizado nas festas. "Eu não sou o 'bad boy' promovendo as drogas, de maneira alguma… A vida é entediante. Vamos nos divertir", disse Persoone. (UOL)

Nenhum comentário: