segunda-feira, 6 de junho de 2016

VIOLÊNCIA

O Brasil é um país onde gente honesta não pode ter arma. Somos também uma nação onde há uma excelente legislação a respeito da violência específica contra a mulher. No entanto, nunca se matou tanto a tiros (inclusive mulheres, por razões fúteis) e se estuprou tanto como atualmente. O Brasil, enfim, parece ter uma Constituição e toda uma estrutura legal solenemente ignorada. E a causa de tudo isso, claro, é a impunidade a total falta de educação morel.

Na porta do Parque da Cidade, arrastões acontecem quase todos os dias.

Arrastões provocam terror na região do Parque da Cidade e só Polícia não vê
Na última sexta-feira, véspera da reinauguração do Parque da Cidade (cuias obras, justiça se faça, ficaram muito boas), recebo telefonema de um amigo que reside nas proximidades e de cujo apartamento dá para ver boa parte daquela região do parque. Ele estava apavorado. Naquele exato momento, início de noite, presenciou mais um dos inúmeros arrastões que acontecem no local.
Os assaltantes agiram novamente na Av. ACM, em frente ao portão principal do parque. Atacaram vários veículos, com pedras, levando os pertences dos motoristas. As pancadas foram tão violentas que foram ouvidas nos andares mais altos dos prédios.Os veículos, enfileirados, buzinavam para espantar os ladrões, enquanto isso, uma senhora corria após ter abandonado o veículo em busca de socorro. Os meliantes fugiram em direção ao parque. E, incrível: naquele momento, por volta das 18 horas, estava  dentro do parque uma van com algum policiais, em pé ao lado da viatura, mas nada fizeram. A 200 metros dos assaltos, tinha também uma viatura da polícia, na subida da ladeira que dá acesso ao bairro de Santa Cruz  e também nada foi feito.
É chocante como tais fatos se repetem, nas barbas da Polícia, e nada é feito. Todas as autoridades policiais sabem o que acontece ali (e, às vezes, estendendo-se até as proximidades do Shopping da Bahia (antigo Iguatemi), quando o engarrafamento é grande, mas nenhuma operação permanente é montada para proteger os cidadãos e prender os bandidos. Incrível!

Minha casa, meu pesadelo (I)
Dados divulgados na última sexta-feira dão conta de que o número de imóveis leiloados pela Caixa Econômica Federal, devido à retomada de mutuários que não tiveram condições de pagar, dobrou entre 210 e 215.
A situação, conforme as notícias, tornou particularmente mais grave a partir da instalação da atual crise econômica.

Minha casa, meu pesadelo (II)
Na verdade, não é o caso de imóveis. Automóveis, também. A devolução de veículos por desistência de quem financiou tem crescido muito.
Aliás, no Brasil só quem não está devendo (a cartões, bancos, lojas, planos de saúde etc.) são os ricos ou os miseráveis, por motivos que dispensam explicações.

Ainda sobre o Dique
A propósito de nota desta coluna criticando a retirada de placas de avisos diversos da área do Dique do Tororó, recebo de um leitor a informação de que a degradação é ainda maior, comfezes humanas em toda parte, lixo na água, calçada esburacada, um horror.
Como se vê, é urgente que as autoridades responsáveis pela ordem e limpeza no local adotem providências imediatas. Ou não, como diria Caetano Veloso...

Escandaloso, desnorteante...
E quantos mais adjetivos neste sentido pudermos enumerar. Falo do espetáculo de abuso de poder e da reafirmação da barganha cínica de políticos que não estão nem aí para a população, sintetizado na aprovação da pauta-bomba que distribuiu aumentos de até 45% para o funcionalismo federal e criou 14 mil novos cargos. Tudo isso num país com mais de 11 milhões de desempregados.
Pior do que o ato, só mesmo as “explicações” dadas pelo governo Temer e pelos parlamentares, inclusive do PT e de outras “oposições”. Demais!

Nenhum comentário: