quinta-feira, 16 de junho de 2016

Crise política e zika enfraquecem poder de influência do Brasil no mundo, aponta levantamento

A crise política e a epidemia de zika fizeram o Brasil perder uma posição no ranking de soft power (poder de influência) organizado pela consultoria britânica Portland.
O Brasil ficou na 24ª posição entre 30 países - no ano passado, quando a lista foi lançada, ocupava o 23º lugar.
No topo do ranking estão os Estados Unidos, seguidos de Reino Unido e Alemanha. Na lanterna está a Argentina, único país latino-americano no grupo além do Brasil.
O país também ficou à frente dos outros Brics (grupo de emergentes) - a Rússia fica em 27º e a China em 28º.
O conceito de soft power costuma ser usado em contraposição ao de hard power, ligado a poderio militar e econômico. O soft power é uma influência que se dá por meios como a cultura e o esporte.


 Critérios
O índice da Portland combina alguns critérios objetivos (como taxa de homicídios, nota dos alunos do país em provas internacionais, etc.) com pesquisas de opinião e alguns dados fornecidos pelo Facebook (o número de seguidores dos líderes do país, por exemplo).
A consultoria analisa seis critérios: governo, cultura, educação, participação global, empresas e digital. O Brasil perdeu pontos no sub-índice de governo, que avalia valores políticos do país, instituições públicas e efeitos das políticas públicas. Leia mais no BBCBrasil

Nenhum comentário: