quinta-feira, 11 de março de 2021

Dia mundial do rim


Bom dia, hoje o papo não tem voto, nem paredão. Vamos falar do nosso órgão mais importante. Não, não estamos falando do Congresso, quase uma casa de tolerância, nem do STF atual, que sedia o protagonismo do mal, mas dos rins. Nosso corpo é 60% água, já contando as lágrimas de crocodilo. E sabe quem regula nossa água? Os rins.
    As células precisam ter um ph ideal para trabalhar, o corpo precisa ter a quantidade de sal, de potássio, de magnésio, hidrogênio, ideais para manter a homeostase, o estado zen do corpo. E sabe quem mantém esse ar condicionado? Os rins. A pressão arterial é regulada pelos rins. Acredite. Você sempre achou que era o coração, mas estava levando gato por lebre, são os rins.
    A fabricação do sangue , parte do controle da glicemia, a vitamina D, que tá mais na moda que pedir delivery, tudo depende do rim. A excreção , a reciclagem de tudo que você come e seu organismo produz é feito pelos rins. Na moral, você não sabia que era tanto não é? Se ele veio em duplicata, com um sobressalente, só podia ser porque era mais importante que jogo do Bahia na Fonte Nova.
    São dois, trabalham juntos, mas não aglomeram. Fazer xixi é a melhor coisa do mundo. É melhor que sorvete no sol, cerveja no verão, wi-fi de graça, dormir de conchinha com a mulher amada. O rim faz tudo isso e com uma vantagem: é all inclusive. Ele, assim como a esperança, só não gosta de ser maltratado. Seus rins, minhas regras: beba água, não use anti-inflamatório sem necessidade, controle sua pressão, reduza o peso e o sal, e dose sua creatinina. Cuide de seus rins; proteja seu futuro.Talquei?

Nenhum comentário: