quarta-feira, 10 de março de 2021

Governo do Estado não envia vacinas para Feira de Santana alegando que município não atingiu meta. Prefeito desmente

Nesta quarta-feira (10), o município de Feira de Santana não recebeu nenhuma das 178.600 doses de vacinas contra Covid-19 que chegaram na noite de ontem na Bahia, e foram distribuídas nesta manhã entre as cidades baianas. Esta foi a sexta remessa do imunizante para a campanha de vacinação.

O governo alega que o município não atingiu a meta de vacinação da remessa anterior. No entanto, o prefeito Colbert Martins Filho afirma que atingiu sim e que houve um problema burocrático por conta da falta de atualização do sistema.

“Nós já vacinamos mais de 90% da meta e temos três mil doses aqui, mas houve uma problema de alimentação do sistema, no fim de semana. É um problema burocrático, porque nós estamos informando dentro do sistema. Do ponto de vista de vacinação, nós temos 3 mil doses para vacinar e em três dias termina. O problema é burocrático, porque teve problema no sistema”, explicou o prefeito ao Acorda Cidade.

Todos os dias o sistema é alimentado com dados atualizados sobre o número de pessoas vacinadas nos municípios. No caso de Feira de Santana, por exemplo, há inclusive um vacinômetro, que por sinal está desatualizado. O último lançamento foi no último dia 22 de fevereiro, mas ainda assim os dados são encaminhados pela prefeitura para o sistema do governo do estado.

Foto: Reprodução/Site do Vacinêmetro de Feira

Ao Acorda Cidade o prefeito disse que não sabe quando as novas doses chegarão e que essa suspensão da entrega prejudicou a cidade inteira.

“Não tenho a menor ideia de quando a vacina vai chegar, só sei que foi um prejuízo enorme para a população toda. É uma insensibilidade imensa paralisar porque pode prejudicar uma população inteira por uma digitação incompleta”, declarou.

Questionado pelo Acorda Cidade se ele já levou essa justificativa à Secretaria Estadual de Saúde, Colbert afirmou que “eles sabem”.

“Não preciso justificar. É um recurso do Governo Federal. É uma decisão da Bahia, do governo do estado, e que prejudica o povo da cidade”, reclamou.

Por meio de nota, a Prefeitura Municipal de Feira de Santana informou que o município já aplicou mais de 88% das doses recebidas, e que esses dados serão atualizados no sistema nos próximos dois dias, conforme garante o secretário municipal de Saúde, Edval Gomes.

Segundo ele, a vacinação continua com o fluxo normal, com a aplicação em idosos acima de 79 anos.

No total, 3.701 idosos estão agendados para receber a vacina. Vale salientar que a aplicação da segunda dose é para completar o esquema vacinal. 

Acorda Cidade, com informações da produtora Maylla Nunes

Nenhum comentário: