sexta-feira, 5 de março de 2021

 Nota publicada em 1923

         Meu pai por adoção, o comerciante Anacleto Mascarenhas, sempre que recebia uma notícia de que alguém tido como pessoa honrada e respeitada, dera uma “pisada na bola”, comentava com a gente à mesa: “Os verdadeiros estão virando peba”. Seu sogro, o comerciante de artigos importados, José Olympio da Silva (Juca Silva), nunca deixou a peteca cair e manteve sua moral ilibada até o fim dos seus dias. E não admitia que pairassem dúvidas sobre sua honestidade. Ele comprava artigos para sua loja diretamente de fornecedores do exterior. Quando ele fechou a loja e se aposentou, a maledicência popular andou dando conta de que ele teria quebrado. Minha mãe, D. Aurelina, me contou que ele ficou furioso, e me mostrou o recorte desta nota que ele fez publicar no jornal Folha do Norte:


Caloteiro

         Que o governador Rui Costa é cínico e mentiroso, eu já sei. O que eu não sabia é que ele também é caloteiro. Ele construiu um hospital em Salvador, e está fechado. Ele sempre alega que há falta de médicos para contratar. Mas, na verdade, os médicos disponíveis não querem trabalhar para o governo do Estado, porque o governador não paga os salários daqueles que contrata. E o Sindicato dos Médicos publicou um vídeo em que desmascara o governador e expõe a verdade dos fatos, taxando-o de “caloteiro”. Assistam ao vídeo:

 


 Lágrimas de crocodilo

         Se não fosse trágico seria cômico o “choro emocionado” do governador Rui Costa tentando se passar por homem sensível, preocupado com a perda de vidas pela covid-19. Logo ele que comprou respiradores de araque, fechou quase mil leitos de UTI, e não paga aos profissionais de saúde que contrata. Vai ganhar fácil o “Oscar” de canastrão do ano.

 Lockdown uma ova

         Certíssimo o prefeito Colbert Martins. Seguiu o decreto governador no tal do Lockdown, mas como um “para pra acertar” do que “tranca tudo e deixa morrer de fome”. Abre o comércio, e tudo que for possível abrir, durante a semana, para evitar a quebradeira da economia. E já que o povo não sabe se comportar civilizadamente, cuidando uns dos outros, toque de recolher do anoitecer ao amanhecer, para evitar aglomerações. Fecha tudo nos finais de semana, deixando aberto apenas serviços essenciais como farmácias, supermercados, feiras-livres, etc. Enquanto isso, vai vacinando, mesmo sem muitas garantias de imunização, mas é melhor que nada. O objetivo principal é conter a propagação do vírus. Enquanto isso médicos em todo o Brasil, inclusive em Feira, continuam aplicando o protocolo do tratamento precoce e buscando outros tratamentos alternativos para a cura. Só com inteligência, boa vontade, trabalho, bom senso e sem preconceitos, a pandemia será vencida.

Algo de podre no ar

         Definitivamente há algo errado com as pessoas. Digo isso porque não leio jornais e não assisto TV aberta. Seleciono os noticiários que assisto com base na credibilidade do meio de comunicação e dos seus profissionais. Confiro pelos meios oficiais a veracidade das informações. Então, eu sei que milhares de médicos pelo Brasil afora estão curando pessoas acometidas pelo vírus chinês com o protocolo precoce que envolve ivermectina, azitromicina e Hidroxicloroquina, além de vitamina D e zinco. Mas a esquerda, que quase quebrou o Brasil e deixou 14 milhões de desempregados, demonizou esse tratamento apenas porque ele foi sugerido pelo presidente Bolsonaro. De nada adiantam as evidencias cada vez maiores do sucesso do tratamento, porque o povo não acredita. Prefere acreditar naqueles vigaristas, oportunistas, vagabundos, que até proíbem as pessoas de procurar o tratamento e nega os medicamentos a quem procura, além de fazer uma campanha pesada para desacreditá-lo, gastando milhões em antipropaganda através da mídia corrupta e viciada. É por isso que eu sempre afirmo: Burrice mata.

Caras de pau

         Por falar nisso, tem até secretário e ex-secretário estadual de saúde que pegou covid e se tratou secretamente com o protocolo do tratamento precoce que eles negaram aos cidadãos. Um deles até está processando o farmacêutico que vazou a receita que o secretário prescreveu para si mesmo. É muita cara de pau. E um sujeito destes está solto, porque a Justiça se faz de cega.

Enquanto isso...
            O Ministério Público Federal, em Goiás, distribuiu esta semana em todos os setores da justiça no Estado, uma Nota Técnica, com 117 páginas, apresentada por 4 pesquisadores brasileiros, sobre o tratamento precoce contra o corona vírus. Na nota são mostrados todos os fundamentos científicos e resultados obtidos. Essa bola foi levantada e o governador Ronaldo Caiado só não faz o gol se não quiser. A propósito, o município de Pinhalzinho, em Santa Catarina, adotou o tratamento precoce. E a Eslováquia, alegando reconhecimento científico, adoto o uso da Ivermectina e está salvando vidas. Enquanto isso, vamos patinando em vacinas experimentais nada confiáveis e fazendo lockdowns ineficazes que matam por depressão e suicídio. Vamos morrendo num típico terror da idade média.
Imprensa
         Não dá mesmo pra confiar na Imprensa. Estava eu ouvindo o noticiário de uma rádio que tem rede nacional, quando ouvi a notícia de que o Produto Interno Bruto (PIB), que tinha uma queda prevista em cerca de 9%, caíra apenas 4%. A mesma notícia dava conta de que a maior queda do PIB do Brasil ocorrera durante o segundo mandato de Dilma, e foi de 7%. Mais adiante, numa outra notícia sobre a economia nacional, outro repórter fez referência à queda do PIB em 4% e acrescentou que se tratava da “Maior queda dos últimos 10 anos”. Isso é o que eu chamo de desinformação militante.

Dica musical

Minha dica musical desta semana vem em dose dupla. Primeiro com “Se gritar pega ladrão” com Os Originais do Samba”. Andando pelas ruas do meu passado, um tempo em que o menos deslize acaba com a honra e a moral de qualquer um, e quando homens de vergonha na cara chegavam a se mudar de cidade, até de estado, para tentar fugir da vergonha e refazer sua vida (alguns chegavam ao extremo do suicídio), eu fiquei pensando como eles se sentiriam se pudessem visitar o nosso presente e ver tanta descaração, tanta roubalheira, e os ladrões mandando e desmandando no País. Como diz o cancioneiro popular, “tem malandro oficial, com gravata e capital, malandro candidato a deputado federal”, e eu diria que tem malandro até policial e Juiz Federal. Vereador, prefeito, deputado e governador, parece até que ser malandro é condição oficial. E nós, os trabalhadores honestos, pagadores de impostos, somos os “otários” que bancam a farra neste grande prostíbulo que se tornou o Brasil. E quando aparece querendo acabar com a bandalheira, justamente os que se acham certinhos, se colocam contra ele, facilitando a ação dos vagabundos. E parece não ter pandemia que dê jeito.


A segunda é “Pelados em Santos”, com os “Mamonas Assassinas que, há 25 anos, completados no dia 2 passado, faleceram no terrível acidente de avião na Serra da Cantareira, em São Paulo. Vale a pena lembrar aqueles jovens que contagiaram o Brasil com sua irreverência e alegria e que ainda hoje tem lugar certo no coração de muitos brasileiros.

Philosopher

“A humanidade não se divide em heróis e tiranos. As suas paixões, boas e más, foram-lhe dadas pela sociedade, não pela natureza”. (Charles Chaplin)

         Alguém já disse que nenhuma civilização morre sem que não já estivesse doente e apodrecida por dentro. É uma grande verdade. A história está repleta de casos de pessoas cheias de altruísmo e boas intenções, que quando alcançaram o poder político mudaram como de água para o vinho. Quem já leu Mein Kamp, de Adolf Hitler, sabe do que estou falando. As ideias dele eram boas, sua luta era justa, seus ideais eram altruístas, mas o poder o corrompeu e ele se transformou num monstro cruel e sanguinário, com delírios de poder absoluto. E essa história sempre se repete, porque as sociedades, mesmo as mais antigas e civilizadas, moldam os sentimentos dos seus líderes. Para melhor, ou para pior. Agora mesmo, no Brasil, temos um presidente tentando fazer as coisas certas, mas uma parte da população parece não desejar isso. Estamos ansiando no fio da navalha. Deus nos ajude!

*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*

Por hoje é só que agora eu vou ali curtir os Mamonas Assassinas para alegrar meu coração

Nenhum comentário: