quinta-feira, 4 de junho de 2015

ABANDONO


A saída da Cesta do Povo do Ogunjá está de tal forma esburacada e cheia de alagamentos que somente um 4x4 trafega ali com eficiência. Aliás, o local é cronicamente inviável há muito tempo, e ninguém dá jeito. E olha que e um trechinho de pouco mais de 80 metros! Muitos motoristas optam por sair na contramão, mas, aí, a prefeitura está presente...Com a Transalvador, para multar. Até parece armadilha.


Menor, dos males, o maior

Hipocrisia no Congresso premia menor infrator
Tenho visto os debates sobre o projeto de redução da maioridade penal. Os que são contra essa medida têm argumentos no mínimo demagógicos. Falam que o que vai impedir menores de entrar no crime “é a educação”, ou “a família”, e alegam com o sistema penitenciário brasileiro não comporta pessoas que ainda estariam em formação.
Vejamos: a educação, principalmente a pública, é um desastre claro, com professores mal pagos e mal formados e alunos cada vez mais agressivos, inclusive e principalmente por se acharem impunes pelo fato de serem menores. A família, hoje, no Brasil, só existe em raros exemplos, quase nostálgicos. A maioria não está nem aí para os filhos, quando não os leva para praticar assaltos e furtos juntos. E o sistema prisional brasileiro sempre foi medieval, e agora está ainda pior, se é que isso é possível. Então, esses que têm “peninha” dos menores que matam e assaltam, deveriam ter se preocupado muito antes com a educação pública e o sistema prisional,  tornando-os dignos de seres humanos. E olha que muitos dos que argumentam contra estão lá em Brasília há muito, muito tempo.

O país da baderna (I)
Várias denúncias contra policiais militares, no Rio de Janeiro, que sabotam as câmeras instaladas nas viaturas, inclusive desviando o foco das lentes, para ocultar arbitrariedades.
Uma dezena deles está em “prisão administrativa” (que nada mais é do que sair das ruas e ficar em trabalho interno) e tudo, podem crer, vai acabar aí.
Somos realmente um país especializado em transgredir leis. Ufa!

O país da baderna (II)
Sabotar tacógrafos também é outra atitude típica de motoristas de ônibus e caminhões que querem esconder seus mal feitos.
Na verdade, acho que falta caráter neste país para levar as pessoas a se responsabilizarem pelos seus erros. E como grassa a impunidade...
Ostentação provinciana (I)

Estava um dia desses comprando algumas coisas numa loja de conveniência de posto próximo à minha casa, quando, de repente, entra uma verdadeira tropa de choque da empresa de segurança Transegur, todos portanto ostensivamente armas como pistolas e escopetas. Eram pelo menos seis homens, de cara feia, “invadindo” a loja, que estava cheia no momento. A pergunta que não quer calar é: se alguém tentasse assaltar o local para levar os malotes de dinheiro com o qual eles iam reabastecer um caixa eletrônico, haveria tiroteio? Quantos inocentes morreriam em nome de uma grana que tem seguro?

Ostentação provinciana (II)
Não sou oligofrênico e sei que o transporte de valores necessita de segurança. Mas ostentar daquela forma as armas é algo diferente, agressivo, provinciano.
O mesmo, aliás, que fazem alguns policiais militares quando vão almoçar, por exemplo, numa churrascaria da orla: entram com metralhadoras, fuzis, pistolas, tudo em punho. Vade retro!

Nenhum comentário: