sexta-feira, 19 de junho de 2015

Projeto Bonfim em Foco utiliza festa popular como incentivo à leitura

Provocar leitura, discussão e obtenção de descrição sobre recursos naturais, problemas ambientais e recursos culturais são os principais objetivos do Projeto de Extensão “Bonfim de Feira em Foco”, realizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Desde 2009, a equipe desenvolve atividades com o público infanto-juvenil, através do Grupo da Árvore e o Segredo do Passarinho (Gasp).
Em junho de 2014 e em junho de 2015 o festejo de Santo Antônio no distrito de Bonfim de Feira foi utilizado como temática para uma oficina realizada com o Gasp. Durante a atividade, a equipe do Projeto adotou o desenho de observação sem instrução e a obtenção de depoimentos, como métodos para que os participantes, crianças e adolescentes na faixa etária de 4 a 16 anos, retratassem a realidade cultural vivida por eles.
Como resultado das oficinas, os alunos grafaram imagens do festejo e construíram um mural, que, lido no contexto do projeto de extensão, possibilita que a equipe visualize a evolução do 
Projeto Bonfim em Foco 2015 2

público participante, não somente no grafismo, mas na compreensão de sua realidade.

“No papel de provocadora, a equipe de extensão universitária se sente motivada, buscando possibilitar e contribuir para o desenvolvimento de habilidades, o surgimento de talentos e a formação intelectual do Gasp, principalmente com olhar sobre a realidade local”, ressaltou a professora Liana Maria Barbosa, uma das coordenadoras do Projeto.
Em 2014, o mural foi ilustrado com 14 desenhos e, em 2015, todos os 20 participantes da oficina fizeram ilustrações. As atividades do Projeto de Extensão também são coordenadas pelas professoras Gracinete Bastos de Souza e Carla Alessandra Bastos.

Nenhum comentário: