sexta-feira, 5 de junho de 2015

Hospital da Criança

O hospital está partindo para a quinta empresa de administração em menos de cinco anos. Alguma coisa deve estar errada com tanta rotatividade. Ou os termos dos contratos são inadequados, o critério de seleção é ineficaz, ou o estado está remunerando de forma a quebrar as empresas e fazer o rodízio.

Seu Jorge, morador de Los Angeles, sem querer se envolver

 “Favela não é lugar para ninguém. Favela não é legal. Não tem segurança, não tem saneamento, não tem hospital, não tem porra nenhuma. Favela só sofre preconceito. Eu quis sair mesmo. Eu não quis ficar
enterrado na favela. Nasci lá, mas não quis ficar enterrado lá. Favela não é meu mundo, meu tudo, porra nenhuma. A favela é o abandono que o governo deixou pra gente. E hoje eu não quero tocar na favela para não me envolver com tudo que está errado lá dentro.”

Ironia de precisão cirúrgica
“Aliás, se Chomsky tivesse queda para o negócio, passaria a exibir nos seus livros a frase promocional: “Um
dos autores favoritos de Osama bin Laden”. Há direitos de autor que merecem ser respeitados.”

João Pereira Coutinho

Expiação em causa própria
No Brasil, o melhor branco só consegue ser um bom sinhozinho

Eliane Brum, no El Pais

 Aglutinador
Não se pode negar a habilidade política de Ronaldo. Atraiu Tourinho, herdeiro do grupo Falcão; atraiu Colbert Filho, herdeiro do grupo colberzista; agora, atrai Sérgio Carneiro, um dos herdeiros de João Durval.
Seja qual for que sobreviva, todos vão passar por seu aval.

Crise e Apatia
Todos os movimentos de rua regrediram. Nem o caos econômico, com o desemprego, foi capaz de manter o cidadão nas ruas, defendendo seu dinheiro. Fala sempre mais alto o conformismo silencioso. O brasileiro, exceto se houver anúncio do apocalipse – e na última hora -, não consegue manter uma mobilização contínua. No máximo, reagimos ocasionalmente. Falta-nos a noção de participação construtiva, a consciência de que os governos são os responsáveis e que temos o direito de cobrar.

Que não somos cidadãos pra ficar chamando político de excelência enquanto ele age de forma incompetente. Acordem, não estamos deitados em berço esplêndido.

Financiamento público
Na prática, através do fundo partidário e do horário gratuito já financiamos boa parte da política. Portanto, o financiamento público de campanha é uma destas teses que vão bem ao coração, mas não à realidade. Por outro lado com o dinheiro entregue aos partidos os líderes irão escolher quem deve ser ajudado. É melhor que as doações privadas sejam legalizadas e que regras sejam estabelecidas. O que é preciso que seja transparente.

O que cada um recebe deve ser exposto e o eleitor vota naquele candidato se quiser. O resto é querer fazer campanha com nosso dinheiro e cobrar das privadas para o próprio bolso.

Fim da reeleição
Embora seja partidário da reeleição, sem direito a novo mandato executivo após os oito anos, reconheço que com nossas frágeis instituições, ela foi ruim. Não é a raiz de todo mal, mas é um elemento dos mais nocivos e que fez um sorbônico mal ao país! Deve-se sua existência à vaidade e ambição de FHC - bom não esquecer - que sempre foi acusado de comprar a emenda com deputados adquiridos no shopping parlamentar por R$300 mil.

Valeu, Eduardo Cunha, que Deus me perdoe.

Reforma política
O abate do distritão, fim das coligações e a cláusula de barreira, ainda que meia boca, foram avanços desta reforma.

FBI 1x0 Corruptos
A única surpresa é ter demorado tanto. Poucos ambientes, talvez o tráfico, é tão corrupto, sujo, e cheio de negociatas como o futebol. O esporte que encanta o torcedor e o ilude é o mesmo que desvia recursos e usa o estado para construir suas arenas superfaturadas e jogadas sujas. A queda de Marin, um ladrão de medalhas, sucessor do mais suspeito de todos os presidentes - Ricardo Teixeira - purifica o ambiente esportivo

FBI 2xO Corruptos
Evidente que o chefe maior da FIFA, Blatter, apesar de apelar pra o mantra Lulista do “eu não sabia” não tem como ficar isento de responsabilidade. Seja por cumplicidade, seja por incompetência, não pode manter-se no cargo.

FBI 3X0 Corruptos
Felizmente a Justiça americana está fazendo o que a Justiça brasileira, de tão poucos Mouros, não conseguiu.

Fosse aqui se apelaria para a idade do criminoso, alegação de doença, se acusaria a imprensa e ele iria para casa. E a gente ainda fala mal dos americanos.

FBI 4x0 Corruptos
Disposto a encarar o jogo bruto, Romário partiu pra área e conseguiu assinaturas para instalar a CPI da CBF.
É outra partida da qual não se sabe quantos jogadores em campo vão sobrar, mas é uma necessidade inadiável.

FBI 5x0 Corruptos
Com a revelação de que Teixeira, Marin e Del Nero repartiram propinas, a permanência deste último como presidente da CBF torna-se insustentável. O respeito ao torcedor não pode ser chutado pra escanteio.

Sigilo
Reveste-se de especial importância a decisão da Primeira Turma do STF de obrigar o BNDES a entregar ao TCU os dados do financiamento de R$ 8 bilhões ao grupo Friboi. Independente de haver irregularidades, 
ou não, a grande vitória desde já é que a Justiça obrigou o governo a ser transparente com os recursos públicos.



O STF recolocou as normas legais nos trilhos, afinal, já passou da hora de botar este contrato no espeto da claridade.

*Publicado no Tribuna Feirense

Nenhum comentário: