quinta-feira, 11 de junho de 2015

ACINTOSO


Vejo reportagem na TV sobre a greve de motoristas de ônibus urbanos em Brasília. Até aí, nada demais. O curioso, no mínimo, é constatar, conforme amplamente divulgado nas matérias, que o sistema tem sido atendido por ônibus e vans piratas. Ou seja, debaixo do nariz do poder maior do País, a pirataria segue firme. Não estou fazendo nenhum juízo a respeito, mas apenas tentando mostrar a contradição entre o discurso oficial, pró-impostos, e contra tudo que se diz pirata. Ah, me batam outro abacate.


O uso de eufemismos é a forma mais cretina de falsear a realidade 

Pacote de privatizações, esta é a verdade.
Necessariamente, nada tenho contra o pedagiamento de estradas, por exemplo, desde que isso signifique que elas tenham o mínimo de qualidade, e não é que se vê, de um modo geral,  na Bahia.
Porém, o que me faz ficar indignado é ouvir do governo federal,  comandado por uma facção que execrou governos anteriores por causa das privatizações, usar de eufemismos para fazer a mesma coisa.
Concessões, como eles agora chamam, sejam de aeroportos, rodovias ou portos, significam EXATAMENTE o mesmo que privatização. E não há nada que possa negar isso. Basta irmos a fundo – coisa cada vez mais difícil para o cidadão brasileiro alienado – para perceber que é tudo a mesmíssima coisa. O resto é papo furado de assessor que viaja na maionese.

E por falar em privatização (I)
Impressionante é o fato de termos de nos render ao fato de que, apesar da arrecadação TRILIONÁRIA do governo brasileiro, e do retorno quase zero em benefícios da saúde, segurança e educação públicas, ainda temos que abrir mão de obrigações oficiais para o setor privado, senão nada vai pra frente.

E por falar em privatização (II)
Pensemos, se é que ainda estamos afeitos a esse hábito: se o governo não tem (sic) condições de cuidar de estradas, de segurança pública, de educação, de aeroportos, o escambau, para onde vai o dinheiro trilionário arrecadado (leia-se: tomado) de nós?
Concordo que se privatize TUDO, mas que nossos impostos sejam reduzidos a zero. Hehehe...

E por falar em privatização (III)
Porém, sabemos que a coisa não é assim. A verdade é que, mais do que os governos anteriores (que não são flor que se cheire, também), a atual turma que governa o Brasil inchou o Estado com a única finalidade de que ele abasteça a si próprio.
O que importa é roubar, empregar companheiros, deitar e rolar sobre o dinheiro público. Isso para Renans e aliados, também.
Daí que, para alguma coisa funcionar, tem que ser delegada à iniciativa privada. E põe privada nisso...

Pirado ao volante
Ontem pela manhã, por volta das 9h30, na Avenida Otávio Mangabeira, trecho próximo a Itapuã,  o motorista que dirigia o ônibus de número de ordem 3619, placa OKP 5563, da empresa Dois Julho, fazia misérias no trânsito, em altíssima velocidade.
Já é mais do que hora de tirar esses psicopatas do trânsito, pô!

Nenhum comentário: