terça-feira, 2 de junho de 2015

LAMENTÁVEL

É vergonhosa a situação das  rodovias BA-882 e BA-001, na região da Ilha de Itaparica, completamente esburacadas e com trechos praticamente intransitáveis. O acesso a Cacha Pregos, então, é um horror. É lamentável que a Ilha e vizinhanças, que tantos turistas atraem, estejam abandonadas em termos de infraestrutura viária. Moradores fizeram recente protesto, mas a resposta ainda não veio e falou-se apenas em uma “ação” em prazo ainda não estabelecido.

"A boa educação é moeda de ouro, em toda parte tem valor."  (Padre Antônio Vieira)

Ainda somos um país de analfabetos
Em tempo de cortes orçamentários cruéis, que atingem em cheio também a já combalida educação pública, não custa lembrar que dados recentes do IBGE indicam que o Brasil, hoje, tem 30,5 milhões de analfabetos funcionais, número que corresponde a 20,4% da população do País.
A Unesco define analfabeto funcional, como toda pessoa que sabe escrever seu próprio nome, assim como lê e escreve frases simples, efetua cálculos básicos, porem é incapaz de interpretar o que lê. No Brasil 75% das pessoas entre 15 e 64 anos, não conseguem ler e escrever e calcular plenamente. Esse número, 68% são considerados analfabetos funcionais, e os 7% considerados analfabetos absolutos.
Essas informações dão a clara medida do que se reserva para o futuro deste país, onde, acrescentaria sem medo de errar, a maioria absoluta da população não sabe nada sobre nada, exceto futebol, samba e mensagens pessimamente escritas n as redes sociais. Uma vergonha, inclusive nas escolas particulares. Ainda pagaremos muito caro por isso. Aliás, já estamos pagando...

Para os saudosistas
Aqueles que, como eu, têm nostalgia, devem acompanhar parte da programação do canal Rede Brasil.
Ali  são exibidas séries clássicas como Viagem ao Fundo do Mar, Túnel do Tempo, Zorro e Batman, entre outras. Uma delícia!

Um espetáculo de sadismo (I)
Sou inteiramente contra a pena de morte, salvo, é claro, se a pessoa matar para evitar que a matem, ou seja, em legítima defesa.
O assassinato de um ser humano, por pior que ele seja, feito com frieza pelo Estado é de uma crueldade sem par.
Inclusive porque vem acompanhado de rituais bizarros, como nos Estados Unidos, onde há funcionários de corredores da morte especializados em preparar a última refeição do condenado.

Um espetáculo de sadismo (II)
Planejar friamente a morte de alguém, levar o padre para a última prece, oferecer o último cigarro e a última refeição. Eis o momento em que aqueles que assim agem se tornam iguais, ou até piores, do que o mais cruel dos condenados.
Que haja prisão, até mesmo perpétua, com decência, para livrar a sociedade de alguns facínoras, tudo bem. Mas igualar-se a eles, jamais!

A pergunta que não cala
O que houve com a Lei de Carga e Descarga em Salvador? De Brotas ao Largo Dois de Julho, da Ribeira a Itapuã, a todo momento podem ser vistos caminhões parados, a qualquer hora, tomando parte da pista, para descarregar ou serem carregados.
Liberou geral, pelo visto. Ou pelo não visto...

Nenhum comentário: