terça-feira, 30 de junho de 2015

Brasil é um parceiro indispensável, diz presidente dos Estados Unidos

Presidente norte-americano, Barack Obama, disse hoje (30) que a visita da presidente Dilma Rousseff aos Estados Unidos marca um capítulo novo, mais ambicioso, na relação entre os dois países. Ele ressaltou que os EUA, por mais poderosos que sejam e interessados em resolver uma gama enorme de questões mundiais, não podem fazer tudo sozinhos. Segundo ele, em questões como o combate a doenças e pandemias, a luta contra o terrorismo e a erradicação da pobreza, os Estados Unidos precisam de parceiros, e o “Brasil é um parceiro indispensável nesses esforços”, afirmou Obama, em declaração à imprensa, após encontro com a presidenta Dilma Rousseff, na Casa Branca.

O presidente dos EUA agradeceu o apoio de Dilma Rousseff e do Brasil na retomada das relações com Cuba. Perguntado por um jornalista sobre a situação venezuelana, Ele disse que conversou com Dilma sobre a Venezuela, sem, no entanto, detalhar o que foi tratado. Mas lembrou que, como presidente, começou uma nova era nas relações com a América Latina e que os Estados Unidos estão envolvidos mais profundamente na região e concentrados no futuro, citando como exemplo a parceria com o Brasil.“A pedra fundamental de nosso envolvimento na região é a nossa forte parceria com o Brasil. Nossas nações são parceiras naturais nas Américas e no mundo”, disse.

O líder norte-americano ressaltou que o trabalho de parceria com o Brasil é contínuo, apesar de mutias vezes isso não aparecer nas manchetes de jornais, e que os dois países vão melhorar as relações de comércio, investimento e emprego. Segundo ele, o novo plano de investimentos em infraestrutura, anunciado pelo governo brasileiro, vai ajudar empresas americanas a ter mais oportunidade de se envolver em projetos de construção de portos, ferrovias e aeroportos no Brasil. Obama disse ainda que as diferenças entre os Estados Unidos e o Brasil são questões que acontecem entre países amigos e aliados. . (Agência Brasil0

Nenhum comentário: