quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Cientistas brasileiros criam filtro biodegradável que elimina germes

O filtro biodegradável que elimina germes desenvolvido no Brasil - Foto: Reprodução/EPTV
O filtro biodegradável que elimina germes desenvolvido no Brasil - Foto: Reprodução/EPTV

Mais uma descoberta dos cientistas brasileiros! Pesquisadores da Ufscar (Universidade Federal de São Carlos) desenvolveram um filtro biodegradável que elimina germes, vírus e bactérias. Olha que incrível!

Feito com fibras de celulose – presentes na madeira, cana e milho – e brometo de cetilpiridinio – que dá a ação biocida e elimina a total da presença de germes – o material é capaz de filtrar partículas muito pequenas.

“Conseguimos produzir fibras tão finas capazes de deter os nanoaerossóis que são as bactérias, fungo e vírus com eficiência acima de 90%”, afirmou a professora do departamento de engenharia química da UFSCar, Mônica Lopes Aguiar.

Material poderá ser usado em máscaras e sistemas de ventilação

O filtro poderá ser aplicado em máscaras e até sistemas de ventilação em ambientes como hospitais, aviões e cabines de veículos automotores.

Inclusive, os pesquisadores pretendem testá-lo contra o novo Coronavírus.

“Realizaremos os testes em outra etapa da pesquisa, mas esperamos confirmar, com segurança, que o material é útil em sua eliminação”.

Filtro não é prejudicial ao meio ambiente

Outra notícia boa! Por ser biodegradável, ou seja, por sofrer decomposição natural, ele pode ser descartado sem prejudicar o meio ambiente.

“É comum, seguindo nesse exemplo, encontrarmos máscaras com íons de prata, que não se degradam quando lançados ao ambiente, ao contrário do bactericida que usamos, mais amigável”, concluiu.

SNB - Com informações de Cana Online

Nenhum comentário: