quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Vacina contra câncer de mama! Começam testes em mulheres

 

A vacina é contra o câncer de mama triplo negativo, o mais agressivo, que não responde aos tratamentos convencionais - Foto: IstoÉ / reprodução
A vacina é contra o câncer de mama triplo negativo, o mais agressivo, que não responde aos tratamentos convencionais - Foto: IstoÉ / reprodução

Esperança! Finalmente cientistas dos EUA começam a testar em mulheres uma vacina contra o câncer de mama. A informação é da revista Time.

A dose é contra o câncer de mama triplo negativo, o mais agressivo, que não responde aos tratamentos convencionais e é atualmente prevenido somente pela mastectomia, a cirurgia de retirada completa da mama.

A vacina desenvolvida deve ajudar mulheres a produzir anticorpos e outras células do sistema imunológico para protegê-las da doença.

O médico G. Thomas Budd, da equipe do Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, está liderando o estudo clínico que é considerado promissor e inovador, de acordo com a Time.

Pela primeira vez

Pela primeira vez humanos vão participar do teste dessa vacina e com aprovação da FDA – Food and Drug Administration –  a agência reguladora dos Estados Unidos.

A primeira fase do estudo inclui entre 18 e 24 mulheres que já foram diagnosticadas com câncer de mama em etapa inicial nos últimos três anos e passaram por tratamentos com terapias padrão.

Elas vão receber três doses da vacina experimental, com intervalo de duas semanas, e dosagem que aumentará gradualmente.

Os cientistas vão acompanhar os efeitos colaterais e os resultados – se as participantes produzirão alguma resposta imunológica e se o câncer não retornará.

Próximos passos

Se a fase inicial do teste indicar que a vacina é segura e promissora, o estudo incluirá mais participantes, desta vez mulheres com alto risco de desenvolver câncer de mama agressivo, mas que ainda não foram diagnosticadas com a doença, a fim de imunizá-las e prevenir a ocorrência.

A pesquisa deve terminar em setembro de 2022.

Depois disso, se os resultados corresponderem às expectativas, novos estudos poderão ser realizados para ver como a vacina reage contra outros tipos de tumor.

SNB Com informações da Time e Isto É

Nenhum comentário: