sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Estação Cidadania traz espaço de inclusão à cultura e esporte

O equipamento é um importante incentivo a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social
Um dos mais modernos equipamentos públicos do município foi inaugurado na tarde desta sexta-feira, 17, no bairro Gabriela. O Estação Cidadania, construído no Loteamento Vila Maria Angélica, foi entregue à comunidade pelo prefeito Colbert Filho com a presença do ministro da Cidadania, João Roma.

"Inauguramos um espaço moderno, integrando a cultura e o esporte, totalmente adaptado para pessoas com deficiência, o que vai possibilitar a milhares de jovens a desenvolverem seus talentos, superando suas marcas e dando orgulho ao Brasil", afirmou o ministro.

O Estação Cidadania é resultado de convênio entre a Prefeitura de Feira e o Ministério da Cidadania, com financiamento da Caixa Econômica Federal, no valor de mais de R$ 3 milhões. 

O equipamento congrega num mesmo local, atividades e práticas voltadas à iniciação esportiva. É um importante incentivo a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. E mais que isso: é um equipamento de inclusão. Os espaços são adaptados para pessoas com necessidades especiais, inclusive dispõe de plataforma elevatória (elevador). 

"É um espaço para a formação de atletas. Daqui sairão jovens talentos, pessoas que poderão participar de olimpíadas", ponderou o prefeito Colbert Filho destacando que o equipamento atenderá não apenas moradores do entorno, mas estudantes de escolas públicas. 

Além disso, é dotado de quadra poliesportiva coberta, com equipamentos para vôlei, basquete, handebol e futsal, arquibancada, academia, sala de primeiros socorros, vestiários e salas de professores e técnicos. Na área externa dispõe ainda de quadra poliesportiva, bem como mesas para jogos de dominó e dama. 

ACESSIBILIDADE

Cadeirante e atleta de basquete da Associação de Deficiente Físico da Bahia, José Carmelito Pereira, 47 anos, considerou "excepcional" o espaço. 

"Ganhamos um local adequado e adaptado às nossas limitações. Em Feira não há outro espaço que se compare a esse em termos de estrutura. Ficou muito bom", afirmou o cadeirante, que é mais conhecido como JC. 

"Feira ganha um grande equipamento que dará a oportunidade para crianças e jovens à iniciação esportiva, sobretudo em uma região de vulnerabilidade social", destacou o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jairo Filho.

Ainda presentes no evento, secretários municipais Edson Borges (Comunicação), Eli Ribeiro (Serviços Públicos), Antônio Carlos Borges Júnior (Desenvolvimento Social), Fanael Ribeiro (Chefe de Gabinete), Moaci Lima (Prevenção à Violência), deputado Estadual, Capitão Alden, vereadores e a comandante da Guarda Municipal, Cássia Dias.

Nenhum comentário: