sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Coluna da Semana

Não olhe para cima

         Esse é o título de um filme de ficção científica que está disponível na Netflix. O argumento é recorrente. Um comenta gigantesco se aproxima da terra em rota de colisão, o que extinguirá a vida no planeta. Mas a trama mostra uma realidade inquietante que está acontecendo atualmente em todo o mundo, bem debaixo dos narizes das pessoas, que atuam como carrascos e vítimas do processo. Qualquer pessoa com pouco mais de três neurônios perceberá logo a semelhança entre a atitude das autoridades do filme com autoridades do nosso dia a dia. Dá medo.

Que bicho vai dar?

         Alguém se deu ao trabalho de pesquisar, de acordo com o número de cada partido, qual o bicho que o simboliza. E a partir daí pesquisou qual a característica de cada animal. Ficou bem interessante: Veja no vídeo.

Presente de Nordestino


        Houve um tempo em que, para os nordestinos e nortistas, a chegada das chuvas eram uma benção dos céus. Era sinônimo de fartura nas mesas, dinheiro no bolso, alegria geral, contrastando com a dureza da temporada de estiagem que era sempre prologada e, pior ainda, nem sempre as chuvas vinham. Mesmo agora, quando aprendemos a lidar melhor com a estiagem, temos tecnologias que nos permitem atravessar a seca sem muitos percalços, o nordestino aprendeu a lidar com a seca, mas não sabe lidar com as águas. Rios assoreados, margens desmatadas, construções em áreas de alagamento, com a criminosa permissão de autoridades administrativas, levaram os nordestinos a enfrentar um fenômeno para o qual não estão preparados. Enchentes. Agora, aquele barulhinho bom de chuva no telhado, atualmente é sinônimo de medo e aflição.

Painéis solares

Está circulando nas redes sociais uma notícia, falsa, de que o governo federal está instalando painéis solares em cima do canal da transposição do Rio São Francisco. Mas, a ideia é boa e está sendo estudada, desde 2019, a viabilidade da sua implantação.  Não toma espaço útil, evita a evaporação da água e produz energia elétrica para os produtores ribeirinhos.

    Como ficaria o canal coberto com painéis solares

 Pescadores

Em 2019 foi realizando um recadastramento de todos os pescadores que recebem o Seguro Defeso, que é um salário pago pelo governo federal no período da desova, quando eles não podem pescar. E tal salário ainda conta como tempo para a aposentadoria. À época, foi constatado que o pescador mais novo e o mais velho do mundo estavam no Brasil. E o pescador mais novo tinha 7 anos de idade, e o mais velho, 148. Foi descoberta, também, uma "colônia de pescadores" em pleno sertão onde não tem água nem para beber. Em Brasília existiam fantásticos 40 mil pescadores cadastrados recebendo esse seguro, em pleno cerrado, sem um rio que passe por perto. Até na Guiana, que nem território brasileiro é, existiam pessoas recebendo esse benefício. (ESTÁ NO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA) Esta é a herança que recebemos do PT.  

Por Cláudio Paiva

Circo

         Uma espécie de circo lona furada foi armado hoje para a "solenidade de devolução de um dinheiro economizado pela Câmara de Vereadores de Feira de Santana.  Até parece que fizeram favor, quando na verdade não foi mais que obrigação, haja vista que é dinheiro do povo. Mas teve que dar um ar de quem joga para a torcida. O presidente escolheu justamente o dia de seu aniversário para tal evento.  Senador Otto Alencar, Deputado Otto Filho, autoridade militar, o ex-prefeito, um deputado estadual que mente bem, além do atual gestor do município, que era o único que deveria se fazer presente. Na fala do vereador Fernando Torres, duas coisas chamaram a atenção: quando perguntado se estava começando uma reaproximação com Colbert,  disse que é da paz (deve ter esquecido os xingamentos direcionados pelo mesmo ao prefeito). E,  a mais surpreendente (para alguns) quando afirmou que é evangélico.  Só estou me perguntando de qual igreja, pois sua postura nada tem a ver com os verdadeiros homens de Deus.  Mas quem tem boca diz o que quer.”

Por Edilson Veloso

Dois Brasis

         O professor Leandro Karnal faz uma análise sobre o atual momento político e afirma que existem dois Brasis. Veja quais são e em qual deles você se encaixa.

Combate às fake News

         Segue uma série de vídeos para ajudar a entender o que é mentira e o que é verdade. Isso não se vê nas TVs , rádios nem jornais:

 









Dica Musical

         A minha Dica Musical dessa semana é “Uma canção de amor”, de Gonzaguinha, na belíssima interpretação de Joanna. A letra nos diz que “uma canção de amor não é só aquela que fala de um beijo na boca, de corpos na cama matando desejos” ou de finais felizes. O amor se expressa também na luta diária pela vida, com a força, a garra e o sangue que vem dos muitos Joãos, Marias e Josés, por este mundo afora. É o amor dedicado a fazer as coisas dando o melhor de si, por mais simples ou insignificante que possa parecer essa “coisa” a ser feita. É o amor de quem luta pela sua propriedade, pela sua Pátria, pela sua e liberdade e, acima de tudo, por Deus. Neste ano que chega teremos muitas lutas pela frente. E será a chance que teremos de mostrar a Deus que somos dignos da vida que ele nos deu. Força e coragem, é o que desejo para todos nós no novo ano de 2022.


Philosopher

A reflexão de hoje vai em vídeo. Nos remete a como podemos ser induzidos a pensar de forma diferente do que realmente pensamos e acreditamos. Mentes fracas, pessoas fracas. Mentes fortes, pessoas fortes. O medo é o maior adversário do ser humano. Como disse Dominguinhos: Quem me levará. Sou eu. Quem regressará, sou eu. A multidão sempre precisa de alguém, que ela considera maior, para lhe guiar. Mas Deus é muito maior e nos deu capacidade para pensarmos com nossas próprias cabeças e andarmos com nossos próprios pés. Pobre de quem se coloca na dependência dos outros.


*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*

Por hoje é só que agora eu vou ali me levar por esse mundão de Deus.


Nenhum comentário: