quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Especialistas alertam contra armadilha caseira de Aedes que viralizou nas redes

A epidemia de zika vírus no Brasil está trazendo à discussão formas de combate ao mosquito diferentes da tradicional eliminação de criadouros em água parada. Uma delas ganhou grande popularidade na internet: a armadilha conhecida como "mosquitérica" – feita com uma garrafa pet e tecido microtule. Mas artifícios como esses são capazes de ajudar a acabar com uma epidemia que preocupa o mundo?
Os pesquisadores estão divididos. Os defensores da invenção dizem que ela pode ajudar sim – desde que seja utilizada em larga escala ou como instrumento educacional.
Contudo, os institutos Oswaldo Cruz, do Rio de Janeiro, e Emílio Ribas, de São Paulo, dão ênfase às estratégias tradicionais e não recomendam a utilização individual da armadilha durante a atual epidemia.
Sua utilização, alertam, poderia em tese atrair mais mosquitos para a casa do usuário – aumentando o risco para ele e para seus vizinhos.
Em linhas gerais, a armadilha é feita com uma garrafa pet, uma tela de tecido tipo microtule e uma isca, que pode ser arroz, alpiste ou ração de gatos. A ideia da invenção é capturar o Aedes aegypti enquanto ele ainda é uma larva e ainda não se transformou em mosquito.
Leia matéria completa no BBCBrasil


Nenhum comentário: