sábado, 27 de fevereiro de 2016

Desemprego a 7,6%

A face mais cruel da disputa política e da incompetência gerencial é sentida, de modo geral, pelos trabalhadores de menor renda. Já são dez milhões de desempregados e a taxa de desemprego atingiu, em janeiro, índices de 7,6%, a maior em sete anos, segundo o IBGE. 
Esta situação leva a endividamento, redução do consumo, sofrimento familiar, aumento da violência, subemprego e um desgaste social violento. O governo não pode continuar indiferente e incapaz de tomar medidas que modifiquem o panorama econômico do país apenas pelo seu interesse político.

Campanha ilegal
A prisão do marqueteiro, acusado de receber recursos ilegais no exterior, inclusive da Odebrecht, coloca a campanha de Dilma cada vez mais sob suspeita e próxima da ilegalidade.A mulher de Santana, também presa, já confessou que recebeu recursos da onipresente construtora baiana. Evidente que as verbas serão rastreadas, pois a cooperação internacional é uma realidade da qual não se pode mais escapar.

Alckmin
É vergonhosa a tentativa do governador de São Paulo de esconder os dados da violência no estado. Patético.

BRT
Independente das razões dos lados combatentes em relação à adequação do projeto do BRT - não de sua necessidade - é preocupante o limbo jurídico em que a obra se encontra.
Ora, se um projeto para ser completo exige uma série de intervenções, a população não estará atendida se ele for entregue parcialmente. O retardo, com todos os prejuízos que traz aos comerciantes do entorno e ao trânsito, é significativo. 
Entretanto a situação financeira da obra preocupa-me mais ainda. O prefeito disse ser necessário concluir com recursos próprios. Como o Secretário da Fazenda apontou diversas vezes que havia queda da receita, a prefeitura encolheu o Natal Encantado pela escassez de verbas, fico sem entender como aparecerão recursos para cobrir uma obra tão grande. Certamente, ele teria de ser desviado de outras áreas e, se assim, for, nós cidadãos gostaríamos de saber quais setores serão prejudicados. Caso não seja assim e a Receita não tenha caído, então entenderemos que o governo faltou com a verdade ao queixar-se da falta de dinheiro. 
Precisamos de agilidade judicial para uma solução definitiva, seja para qual decisão for, pois o impasse atual é injusto com a cidade.

Lagoa Salgada
Por iniciativa do deputado Zé Neto foi realizada uma reunião segunda-feira na Secretaria de Meio Ambiente do governo do Estado para discutir a situação da lagoa Salgada. A convite dele eu iria comparecer, entretanto, pela mudança súbita do horário, não pude estar presente, mas o deputado teve a gentileza de nos ligar relatando o desenrolar da audiência.
A situação da Lagoa é crítica, por uma série de razões. Exige análise técnica bem fundamentada para avaliar sua recuperação depois de tantos ataques à mesma, depois de sua água ter sido sugada.

O mais importante é que há uma consciência clara no governo da necessidade de protegê-la dos invasores imobiliários, da drenagem da água por meio de poços. O deputado, reconheço, tem sido um forte defensor destas questões que temos levantado aqui na Tribuna Feirense.

Nenhum comentário: