quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

I Lavagem do Mercado de Arte Popular resgata tradições culturais


Como forma de manter viva as tradições culturais do Mercado de Arte Popular de Feira de Santana, com uma celebração ecumênica, foram entronizadas, manhã desta quarta-feira (3), as imagens dos santos gêmeos, Cosme e Damião, e Santa Bárbara, que no sincretismo religioso é Iansã, a rainha dos raios e trovões. A iniciativa que marcou também a I Lavagem Cultural do equipamento recém reformado pelo Governo Municipal, contou com a participação do prefeito José Ronaldo de Carvalho.
            Uma vasta programação com shows musicais, rodas de capoeira e cortejos está acontecendo durante todo o dia. As imagens ficarão próximas ao palco de apresentações culturais.
            Para o prefeito esse é um evento marcante para a história do Mercado de Arte, além de representar o resgate das tradições culturais e religiosas da cidade. “Parabenizo a administração pela iniciativa e desejo sucesso aos comerciantes”, disse.
O ativista cultural, Jean Marques, afirmou que a ideia da realização da lavagem surgiu da necessidade de criar um evento cultural próprio da cidade, além da micareta. “Espero que essa seja a primeira de muitas lavagens do Mercado de Arte Popular para que a gente possa trazer alegria e fé. Durante a tarde teremos bandas, será a parte profana da festa”, destacou.
Na oportunidade, o secretário municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Júnior, anunciou que a partir desta quarta-feira a Prefeitura está disponibilizando internet gratuita dentro do Mercado de Arte, bem como foram instaladas câmeras de segurança. (Com informações e fotos do Acorda Cidade e da Secom) 


Nenhum comentário: