domingo, 7 de março de 2021

Histórias da Princesa

Hoje vamos dar continuidade as histórias e estórias de Feira de Santana  falando um pouco sobre a Associação CETEB que atualmente se apresenta para o Estado da Bahia, como uma Rede Social de Educação, qualificada como Organização Social pelo Governo do Estado e pelo Governo Municipal. Composta de uma Unidade Escolar, em uma área de 900 m2, na Av. Getúlio Vargas 2.526, em Feira de Santana, onde funcionam a Escola Técnica CETEB, o Colégio CETEB de Ensino Médio e Fundamental e o Centro de Treinamento e Qualificação. A CETEB tem como objetivo “desenvolver pessoas através da prestação de serviços de educação, nas diversas modalidades, inserindo-as no mercado do trabalho”.

Educação para o Trabalho: 

Escola Técnica Áureo de Oliveira Filho e a Ceteb

  
             Em 1980 foi inaugurado o Centro Interescolar de Feira de Santana com cursos de Mecânica, Eletromecânica e Edificações. Em 1986 passou a se chamar Escola Técnica Áureo de Oliveira Filho. Mas, após o governo do Estado decretar, em 1994, o encerrando das atividades de todas as escolas técnicas, transformando-as em escolas de ensino médio e fundamental regular, inconformados, professores liderados pelo professor Claudenir Machado e pela Associação de Pais que tinha na presidência, Vivaldo França, e com o apoio de empresas e instituições parceiras, lideradas pelo empresário João Baptista Ferreira e embasados na Lei nº 7.027 de 29 de janeiro de 1997, fundou a Associação Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia (ASCETEB) – atualmente CETEB, com a adesão de 30 Instituições e empresas da região. O objetivo era manter o funcionamento da antiga Escola Técnica criada em 1980.

Já na condição de Instituição qualificada como Organização Social, em maio de 2001 a CETEB assinou o Contrato de Gestão com o governo do Estado da Bahia com o objetivo de dar continuidade às atividades da Escola Técnica Áureo de Oliveira Filho. No período de 2001 a 2016 a Associação atuou na gestão da antiga Escola Técnica, atual Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Áureo de Oliveira Filho, em Feira de Santana e unidades anexas nos municípios de Amélia Rodrigues, Livramento de Nossa Senhora, Brumado, Dias D’Ávila, Mucugê, Santa Maria da Vitória e Candeias, por mais de 15 anos, através de Contrato de Gestão, tendo formado mais de 20.000 estudantes de cursos técnicos no período.

 Interrupção de uma parceria exitosa

 Após o Governo do Estado manifestar interesse em não continuar com o Contrato de Gestão em 2015 (sem apresentar um motivo que justificasse a descontinuidade da parceria) e mesmo sem finalizar o destrato do Contrato de Gestão com a CETEB, em novembro de 2016 nomeou um novo diretor para a Escola Técnica Áureo Filho e assumiu a Gestão da Escola, rompendo unilateralmente uma parceria pioneira e exitosa de mais de 15 anos, causando preocupação nos diversos segmentos da comunidade feirense. Para os quais, retornar a administração da Escola Técnica Áureo Filho para a Secretaria da Educação do Estado (SEC), foi uma decisão equivocada, pois a administração da Escola pela Associação CETEB foi uma experiência muito exitosa e que deveria ser preservada.

Para a Associação CETEB, não teve outra alternativa a não ser continuar suas atividades estatutárias buscando outras fontes de financiamento para a prestação de serviços sociais vinculados a área educacional. Em 2014, autorizada pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), preocupada com a descontinuidade do Contrato de Gestão pela SEC a CETEB implantou a Escola Técnica CETEB com os cursos técnicos de Eletrotécnica, Mecânica, Edificações, Segurança do Trabalho e Administração, sem financiamento público a alternativa encontrada foi cobrança de mensalidades pagas pelos estudantes e com a concessão de algumas bolsas de estudos. Em janeiro de 2016 atendendo a uma solicitação da comunidade, a CETEB resolveu ofertar o Ensino Médio do 1º ao 3º ano através do Colégio CETEB, e atualmente implantou o Ensino Fundamental. A CETEB, ao longo de sua história de executora e gestora de programas educacionais, tem buscado atuar de modo eficaz e eficiente na aplicação dos recursos próprios, públicos ou privados, sob sua responsabilidade, o que vem se traduzindo em cidadãos mais preparados para os desafios do mundo atual.

Atualmente a Associação CETEB, já se apresenta para o Estado da Bahia, como uma Rede Social de Educação, qualificada como Organização Social pelo Governo do Estado e pelo Governo Municipal, composta de uma Unidade Escolar, em uma área de 900 m2, na Av. Getúlio Vargas 2.526, em Feira de Santana, onde funcionam a Escola Técnica CETEB, o Colégio CETEB de Ensino Médio e Fundamental e o Centro de Treinamento e Qualificação. A CETEB tem como objetivo “desenvolver pessoas através da prestação de serviços de educação, nas diversas modalidades, inserindo-as no mercado do trabalho”. A estrutura organizacional da CETEB é formada de: Assembleia Geral, composta de 125 empresas e instituições associadas; Conselho de Administração (órgão de deliberação superior), formado por 11 membros titulares e respectivos suplentes, que se reúnem trimestralmente; Conselho Fiscal (órgão de controle, acompanhamento e fiscalização), formado por 07 membros titulares e respectivos suplentes que se reúnem mensalmente. Estes conselhos são formados por representantes da sociedade civil organizada e das empresas públicas e privadas, associadas ou não.

 Reconhecimento Público

 Desde 1998 a CETEB atua na oferta de cursos Técnicos, de Treinamento e Qualificação Profissional nas mais diversas áreas de formação; Informática; Gestão e Negócios; Construção Civil; Metalomecânica; Vestuário; Agropecuária; Agroindústria; Mecânica; Elétrica; Eletroeletrônica; Hospitalidade e Lazer; Turismo; Produção Industrial; Imagem Pessoal; Produção Cultural e Design; Recursos Naturais; Energia; Transporte; Serviços em Comercio; Manutenção Automotiva; Ambiente, Saúde e Segurança; Infraestrutura.

        Entre as parcerias para execução de programas ao longo deste período estão: Ministério da Educação, Projeto Escola de Fábrica, Secretaria de Políticas Públicas de Emprego /Ministério do Trabalho; Fundação Banco do Brasil, Secretaria de Trabalho Emprego e Renda e Esporte (SETRE BA), Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação(SECTI-BA), SEBRAE, Prefeitura Municipal de Feira de Santana, UEFS e UNIFACS, entre outras.

         Este reconhecimento deve-se aos resultados obtidos pela CETEB onde destaca-se o número de matrículas em cursos técnicos, que ultrapassaram 15.000 estudantes entre 2001 e 2016. E nos cursos de formação inicial que ultrapassam 20.000 atendimentos. A inserção no mundo do trabalho tem alcançado percentual acima de 75%, quer seja através de estágios, quer através de emprego formal em empresas públicas e privadas, como Petrobrás, Coelba, Embasa, Correios, Continental, Pirelli, Vipal Borrachas, G-Light;  e ainda através de  empreendimentos produtivos locais ou na forma de ocupação para geração de renda através de empreendimentos produtivos e cooperativas criadas pelos próprios egressos daquela instituição de ensino.

 Premiações

Se a antiga Escola Técnica já havia conseguido o segundo lugar num concurso estadual de Escola de Qualidade, a CETEB durante o período de 21 anos de funcionamento obteve indicadores e resultados significativos por sua atuação no campo da Educação. Entre eles, Certificada como Excelência Municipal pela Câmara de Vereadores de Feira de Santana;

Vencedora do Prêmio Gestão Social – FAPESB; Instituição Destaque - Prêmio Técnico Empreendedor -SEBRAE; Vencedora do Prêmio Cidade Feira de Santana.

Também já foi convidada a fazer apresentação do Modelo de Gestão em outros países como EUA, Inglaterra, Equador, Argentina, Espanha, Mexico e Portugal. Recebeu representantes de 19 Estados da Federação e comitiva de educadores do Reino Unido; foi objeto da tese de doutorado do Prof. José Albertino – FECED – UFBA; Participação nas edições I – II e III do Fórum Mundial de Educação Profissional – Com apresentação de trabalhos de alunos dos cursos técnicos e de Qualificação Profissional; Realização do I Congresso Internacional de Educação 4.0 – Educação Integral e Inovação. Realização do II Congresso Internacional de Educação e Inovação – A Escola que encanta e transforma. Realização do III Congresso Internacional de Educação e Inovação - Educação para todos em tempos inquietos.

 Colégio CETEB – Tecnologia e Inovação na Educação Básica.

 Funcionando desde 2016, com um modelo de educação inovadora, diferenciada e contemporânea, o aprendizado no Colégio CETEB acontece através da interação no ato de aprender e ensinar, em processo contínuo de formação.  Com o currículo alinhado com a BNCC e sintonizado com as demandas sociais, o conhecimento é articulado entre ciência, tecnologia e cultura, mediado pelo estudo acompanhado e personalizado que atende às características de aprendizagem de cada estudante, desenvolvendo autonomia e protagonismo através do Projeto de Vida e Plano de Carreira. No Colégio CETEB o estudante é o protagonista de sua aprendizagem, e os professores atuam como mediadores desse processo.

O Colégio Ceteb oferece Ensino Médio e Fundamental (anos finais) em seus cinco anos de funcionamento com resultados expressivos com aproximadamente 95% dos estudantes encaminhados para carreiras profissionais em cursos de Instituições de Ensino Superior (IES) (Medicina, Odontologia, Direito, Jornalismo, Educação Física, Engenharia Mecânica, Farmácia, Nutrição, Arquitetura, Relações Internacionais, dentre outros), na Bahia e em outras Estados e até fora do País. As parcerias estabelecidas e os projetos desenvolvidos pelos estudantes são pontos fundamentais para complementação da aprendizagem dos no Ensino Médio e Fundamental:

Parceria com o Sistema Bernoulli de Ensino – 1º Lugar no ENEM em todo o País; Iniciação Cientifica com Projetos de Intervenção Social; Parceria com o SEBRAE para desenvolvimento do Empreendedorismo; Parceria com Universidades para aulas práticas de laboratórios; Projeto de vida e Plano de carreira; Parceria com Empresas de diversos segmentos para visitas técnicas e palestras. As turmas são formadas com o máximo de 25 estudantes.

Direção

A Diretoria Executiva é ocupada por um Diretor Superintendente, e as Gerências Administrativa, Pedagógica, de Relações Comunitárias e uma Equipe administrativa, técnica e pedagógica, formada por mais de 80 trabalhadores do quadro efetivo entre profissionais, especialistas, docentes e voluntários. A CETEB tem desenvolvido uma constante articulação institucional visando o apoio a execução de programas de qualificação social e profissional em diversa regiões do Estado da Bahia e fora dele. São significativas as parcerias com Prefeituras - fornecendo infraestrutura física - e com representantes dos diversos segmentos produtivos - disponibilizando espaços de visitas técnicas, estágios, equipamentos, pessoal especializado e palestras durante a execução dos programas.

.

Nenhum comentário: