segunda-feira, 7 de março de 2016

A vergonha de sempre

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) não cansa de nos surpreender negativamente. Na surdina, em tempos de crise, e com o orçamento  sempre estourado, ela aprovou pela segunda vez, o projeto que cria três cargos, uma diretoria e concede gratificação a servidores. Há cargos com valor de R$7.000,00. A irresponsabilidade, a indiferença do parlamento brasileiro com o cidadão chega a ser acintosa. Eles são imperdoáveis, eleitor.


Parlamento criminal
O Brasil produz coisas assombrosas, mas entre as coisas assombrosas, assombra que o Presidente do Senado exerça a condição com cinco processos – engavetados, diga-se de passagem - no Supremo Tribunal Federal e Eduardo Cunha consiga se manter na Presidência da Câmara e não na cadeia, com seus três processos. Enquanto isso os brasileiros dão 100 milhões de votos em uma eliminação do BBB. Merecemos.

Geilson
O deputado Carlos Geilson ganhou prêmio por ser o deputado mais assíduo da Assembléia. Está de parabéns por cumprir seu dever nesta terra política em que cumprir o dever merece prêmio. 

Ônibus
As empresas de ônibus recém-instaladas emitiram uma nota preocupante. Com menos de 3 meses dos carros novos colocados nas ruas as empresas já reclamam publicamente - não mais reservadamente - sinalizando que o problema de transporte público, na cidade, é mais grave do que só uma troca de frota, como bem disse o economista André Pomponet, articulista desta Tribuna, há duas semanas.
Com a crise e a escassez de verbas a situação tende a ser desgastante e haver crescimento dos transportes alternativos como meio de sobrevivência. O prefeito achou a nota “deselegante” o que sinaliza desgaste em um período surpreendentemente curto, quando ainda deveria estar havendo uma lua de mel.  A população espera que seja encontrada uma solução.

Vale
O vale transporte há muito deixou de ser um passe para o ônibus. Tornou-se moeda paralela e muitos a usam como complemento salarial por terem alternativas para seu deslocamento. Agora, com a obrigatoriedade de compra do cartão muitos funcionários reclamam, inclusive os meus, por não terem mais o direito ao vale, concessão autorizada pra os funcionários públicos. A medida, certamente, deve ajudar na viabilização das empresas de ônibus, mas tem gerado um impacto em parcela do funcionalismo e contribuído para a nota que foi emitida. 

Educação
         A Prefeitura tem feito um bom número de reformas e construção de escolas, investindo no setor. A educação, no entanto, ainda não se moveu nos seus índices, mostrando que faltou ao longo destes longos anos um projeto pedagógico adequado e uma gestão inovadora e que não fosse refém da pauta sindical.  A força da APLB, no entanto, que nunca cobrou metas, avaliação de professor, premiação por resultados, e, sim, apenas salários, pode ser sentida na vitória desta semana em que ela passou o rodo no governo.  O esforço estrutural tem sido evidente. Vamos esperar a próxima avaliação e torcer para que tenha havido reflexos.
A importância da Residência Médica
A formação de recursos humanos na área de saúde, especialmente a médica, é uma política de estado, essencial, por isso mesmo deve ser fortalecida para que a população receba profissionais qualificados para sua assistência e para que o Estado disponha de gente qualificada para contratar e atender o cidadão.
Deste modo é importante que a rede de saúde pública compreenda que o seu papel não é só de atenção à saúde, mas, também, de formação de recursos humanos, sendo este um aspecto que deve estar presente no seu planejamento de ações, para que a integração da pósgraduação com o atendimento se dê da forma mais facilitada e completa possível. 
Desta maneira, o Hospital, torna-se mais qualificado em suas ações e o processo educacional mais qualificado e referenciado dentro desta política.

HGCA e Residência Médica I
O programa de Residência Médica, no HGCA, está completando 25 anos, nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia. O programa de Pediatria foi deslocado para outra unidade. Ao longo deste período formamos 332 profissionais, que em grande parte estão inseridos na rede de atendimento da cidade. 
São alunos que vêm de outras instituições e, especialmente nos últimos dez anos, do Curso de Medicina da UEFS. É uma atividade que se tornou integrada e efetiva para esta formação. 

HGCA e Residência Médica II
O processo de ensino dentro do HGCA está consolidado. Temos tido avanços com a atual administração de Jose Carlos Pitangueira, mas, não podemos deixar de exigir do Estado as reformas estruturais, incluindo ambulatórios e emergência, para que este potencial possa ser explorado de forma mais intensa. Uma política de atendimento em formação se faz com qualificação, resolutividade, serviços e espaços apropriados. 

HGCA e Residência Médica III
O programa de Residência do HGCA, completando 25 anos, é um programa vencedor pela qualificação dos profissionais que tem formado, pela aderência da preceptoria e sua formação acadêmica. Na última terça feira, no início das comemorações por esta data, foi realizada a primeira sessão de entrega dos certificados de conclusão dos 12 médicos residentes que concluíram seu treinamento de dois anos, sendo quatro de cada programa.
A iniciativa do Coordenador da Comissão de Residência Médica, COREME, Dr Francisco Freitas, com apoio dos Coordenadores de Programa e a Diretoria permitiu a formalização solene desta conclusão e o registro histórico deste momento.

HGCA e Residência Médica IV
A sociedade feirense e da região precisa ter consciência da importância deste projeto, defender sua ampliação e manutenção, reconhecendo que sua permanência contribui para qualificar as ações e o padrão técnico do hospital, melhorando o atendimento aos pacientes, e influenciando de forma significativa seu desempenho.
A união de forças é necessária neste momento de crise para que a Residência se mantenha de forma integral beneficiando a todos.

Atibaia
O engenheiro que reformou o sítio de Atibaia confessou que o fez a pedido da direção da Odebrecht. Cai por terra a lenda de que havia feito uma reforma inteira no recesso de Natal.

Aécio
Não sei se por medo, cumplicidade, déficit intelectual, ou o que for, mas Aécio Neves vai se convertendo cada dia mais em uma figura indigna dos quase 50 milhões de votos que recebeu.

Amantes
Caso FHC e Lula tenham amantes isto é da esfera privada deles. Entretanto, no momento em que se acusa FHC de usar uma empresa para repassar verbas à jornalista Miriam, ou Lula de permitir que Rose faça tráfico de influência e viagem clandestina no avião da Presidência, o assunto deixa de ser privado e se torna público.

Alckmin
É vergonhosa a tentativa do governador de São Paulo de esconder os dados da violência no estado. Patético.


Nenhum comentário: