quinta-feira, 3 de março de 2016

Seu telefone espiona tudo o que você fala?


Zoe Kleinman
Repórter de Tecnologia da BBC News

Tudo começou com um acidente de carro.
Estava passando roupa quando minha mãe veio me dizer que um amigo da família havia morrido num acidente de carro na Tailândia.
Meu celular estava atrás de mim, sobre a mesa.
Pouco tempo depois, quando fui usar a ferramenta de busca, o nome do meu amigo apareceu, seguido das palavras, "acidente de moto, Tailândia", e o ano em que ocorreu.
Fiquei chocada, porque tinha certeza de que não havia usado meu telefone no momento da conversa.
Será que acabei buscando os detalhes do ocorrido e me esqueci do que havia feito? Ou o meu telefone teria me ouvido?
Quando mencionei meu caso a conhecidos, alguns deles me contaram histórias semelhantes, envolvendo principalmente propaganda.
Uma amiga, por exemplo, se queixou com o namorado sobre uma enxaqueca, que acabara de sofrer pela primeira vez, e no dia seguinte viu que estava sendo seguida por um grupo de apoio à doença no Twitter.
Outro conhecido conversou detalhadamente com sua irmã sobre um assunto ligado a impostos, e, no dia seguinte, um anúncio apareceu em sua página no Facebook recomendando o serviço de especialistas na área fiscal.
Também ouvi casos de pessoas que estavam discutindo determinados produtos ou destinos de férias e depois receberam publicidade sobre o tema.
O site Reddit está cheio de histórias similares

Um repórter disse que um amigo dele recebeu uma propaganda de absorventes depois de conversar sobre menstruação com sua esposa dentro do carro.

Desafio tecnológico
Perguntei ao especialista em segurança cibernética Ken Munro e a seu colega David Lodge, da consultoria Pen Test Partners, para saber se fisicamente é possível que sejamos espionados por nossos celulares.
"Em um primeiro momento, não me convenci, me soava como uma anedota", admitiu Munro.
No entanto, para minha surpresa, os especialistas confirmaram nossa tese: nossos celulares podem, sim, nos espionar.
Para comprovar nossa tese, eles criaram um protótipo de um aplicativo. Passaram, então, a falar perto do telefone. E, surpreendentemente, perceberam que suas palavras apareciam em uma tela de um laptop situada a poucos metros deles.

Leia mais no site BBCBrasil 

Nenhum comentário: