quinta-feira, 31 de março de 2016

Família Azul promove jornada e caminhada pelos autistas

A comissão Família Azul promove, nesta quinta-feira, 1º de abril, a 1ª Jornada Desafio do Autismo: e tudo começou assim. O evento será realizado no auditório João Batista Cerqueira, na Secretaria Municipal de Saúde, na avenida João Durval Carneiro. E, no dia seguinte, a partir das 8hs, a 1ª Caminhada, saindo das imediações do Pálace Hotel, no cruzamento entre as avenidas Maria Quitéria e Getúlio Vargas.
 
Formada por pais e amigos, a comissão Família Azul se uniu com o propósito de levar informações sobre a existência dos autistas e a necessidade de sua inclusão social.
 
A ação está sendo coordenada por Cíntia Souza, mãe de um autista de 9 anos e de grau severo não verbal, a nutricionista Evely Araujo, a enfermeira Indira Santana e a formanda em enfermagem Maele Cardoso. A iniciativa também conta com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso).
 
Cíntia Souza explica que o maior desafio para os autistas é a sua inclusão social. “Fazer com que a sociedade veja que ele é um ser social, que pode se adaptar do jeito dele. Meu filho tem 9 anos e nunca estudou. As escolas sempre colocavam em uma lista de espera e nunca chamavam. Somente este ano é que está tendo a oportunidade de ir a uma escola pela primeira vez”, relatou.
 
A nutricionista Evely Araújo ressalta a importância da iniciativa visando conscientizar a sociedade sobre a existência do autismo e a possibilidade de conviver normalmente com pessoas autistas. “Nossas atividades terminam justamente no dia 2 de abril, quando é comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo”, frisou.
 

  O secretário de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira, destaca que o Governo Municipal, através da Sedeso, está abraçando a causa em defesa dos direitos dos autistas. “Esta causa está bem no centro das políticas sociais que é o trabalho com autismo. Do outro lado, nós enquanto sociedade somos desinformados sobre o autismo e, por isso, é profundamente pertinente o que a Família Azul está promovendo. Além disso, este grupo já esteve com o prefeito José Ronaldo de Carvalho e ele entende a necessidade de foco nesta questão”, informou.

Nenhum comentário: