sexta-feira, 4 de março de 2016

Uma ciclovia para a Lagoa Salgada

O deputado Zé Neto, o secretário de Meio Ambiente do Estado, Eugênio Spengler, o secretário de Meio Ambiente do município, Roberto Tourinho,  além de Messias Gonzaga do  INEMA e Frei Monteiro, estiveram, ontem pela manhã, visitando a lagoa Salgada para analisar a possibilidade de preservação daquela área.  
Técnicos do governo estiveram presentes e percorreram vários trechos observando as condições atuais e sugerindo algumas propostas iniciais.  O secretário Tourinho disse que iria disponibilizar o mapeamento aéreo que foi feito, recentemente, para que os técnicos do governo possam trabalhar no projeto.
Messias Gonzaga disse que o INEMA irá contribuir da maneira mais ágil possível para que as ações possam se concretizar.  A sugestão inicial, após as discussões, é a criação de uma ciclovia no entorno da lagoa, de forma a criar uma delimitação e impedir que novas invasões sejam realizadas.  Esta ação se iniciará de maneira  urgente  para firmar a preservação da  área  enquanto os técnicos fazem o mapeamento para saber quais partes têm melhor drenagem e que tipo de ação será desenvolvida. 
A lagoa tem um perfil de ser dependente do lençol freático, o que torna a intervenção mais complexa do que as realizadas  em outras lagoas.  O senhor Luís, morador do local há 36 anos, garante que já viu a lagoa encher e transbordar em direção ao Subaé. 
Na visita pudemos observar que há áreas em que existe água acumulada com presença de vitórias régias entremeadas com garrafas pet atiradas na lagoa, mostrando a necessidade da intervenção.
Um aspecto que o secretário Tourinho ficou de avaliar foi a preservação dos caminhos de acesso à lagoa para que não seja ocupada por construções ou condomínios.   Foi confirmada a disposição de parceria entre o governo estadual e a prefeitura para um trabalho conjunto, visto que há responsabilidades diversas para cada um. A iniciativa do deputado foi extremamente positiva e traz a esperança desta imensa área transformar-se não só em uma lagoa preservada, mas um parque com múltiplas possibilidades.


Nenhum comentário: