quinta-feira, 31 de março de 2016

VIOLÊNCIA

Os dados são das próprias autoridades do setor: de janeiro até o último fim de semana, 518 pessoas, na sua maioria jovens, foram assassinadas em Salvador. Isso dá uma aterrorizante média de seis mortes por dia. Já em Feira de Santana, segunda maior  cidade baiana, houve 111 crimes de morte no mês mesmo período. Estamos, definitivamente, perdidos.

Remédios e agrotóxicos, venenos a granel

Na TV, remédios. Na mesa, comida contaminada.
Não bastasse a caótica assistência médica da saúde pública no País, os brasileiros têm sido submetidos a uma massiva propaganda de medicamentos na TV, o que incentiva a automedicação, com todos os riscos oriundos deste hábito. São anti-inflamatórios, “complementos” alimentares, analgésicos, uma infinidade, enfim, de remédios, todos com risco potencial de provocar alergias ou outras reações do organismo.
Há, sim, advertências logo após o comercial, mas elas são feitas proposital e irresponsavelmente de maneira ininteligível.
E num intervalo entre esses comerciais, o noticiário dá contra de que o Brasil é o MAIOR consumidor de agrotóxicos do mundo, incluindo fórmulas já banidas dos países mais civilizados. Pois é: estamos cercados.
Deu no Jornal do Brasil: “Um grupo de advogados estuda um pedido de impeachment contra o vice-presidente Michel Temer (PMDB), que usaria os mesmos argumentos do processo em curso contra a presidente Dilma (PT). De acordo com a coluna de Mônica Bergamo na Folha de S. Paulo, o texto deve ser idêntico ao apresentado pela OAB nesta semana contra Dilma.”

Prenúncio do caos (II)
E segue: “Temer, presidente do PMDB, também foi citado na delação do senador Delcídio do Amaral (sem partido), e assinou os decretos que estão sendo apontados como ‘pedaladas’ fiscais. O PMDB foi apontado em delações da Lava Jato como beneficiário de propinas do esquema da Petrobras.
Pelo visto, conforme eu disse aqui ontem, estaremos mesmo no chamado mato sem cachorro. Mas cheio de raposas.

Momento de humor
Para relaxar, diante do pesado ambiente nacional de hoje: ma TV, no programa Brasil Urgente, da Band, um delegado dá entrevista sobre um crime e, ao fazer uma descrição do suspeito, diz que ele tem “entre 45 e 46 anos”.
Nossa, quanta precisão, hein?

Sabem, mas nunca corrigem
Recente acidente com uma carreta na BR 110, próximo a Alagoinhas, ocorreu num trecho conhecido pelos constantes desastres, a ponto de ser chamado “Curva da Morte”..
É incrível como tais situações se repetem: há trechos crônicos em rodovias, muito provavelmente por erro de engenharia, falta de sinalização ou buracos (ou tudo isso junto), mas que jamais são corrigidos. Quanto descaso pela vida!

Nenhum comentário: