terça-feira, 29 de março de 2016

Acredite quem quiser

         É inacreditável como a maioria das pessoas acreditam em tudo que se lhes diz sem questionar nada. Cientes disso, os políticos mentem descaradamente e, se por acaso alguém lhes questionam, inventam as explicações mais estapafúrdias e seus interlocutores, em geral, se dão por satisfeitos. Talvez não queiram ser antipatizados, tidos como inconvenientes ou abusados. Isso poderia ser dito caso estivéssemos questionando pessoas sobre suas vidas particulares, suas intimidades. Mas, políticos são agentes públicos, eleitos por nós, cidadãos, para gerirem nossos interesses em nossos municípios, estados, em nosso país. São nossos empregados e, como tal, nos devem satisfações sobre seus atos.
         É por isso que eu sou esse cara chato, abusado, inconveniente, questionador, que não se satisfaz com uma explicação qualquer, principalmente em se tratando de políticos. Afinal, eles são matreiros, mentirosos por excelência e acham que não nos devem satisfações. Mas, que bom que o Brasil está acordando, levantando-se do seu berço esplêndido para cobrar destes salafrários que nos devolvam o que nos foi roubado por eles. Deixamos o barco correr tão solto que começaram a botar as manguinhas de fora e até nos mandaram tomar no monossílabo quando lhes exigimos explicações. Respeito, seus palhaços! Exigimos respeito.
         As nossas leis são frágeis, afinal, são feitas por eles, para eles, sempre deixando brechas para escapar de justas punições. Mas, se a Justiça é lenta, demora para apurar as denúncias, julgar e sentenciar, o povo quando quer faz um julgamento sumário que se reflete nas urnas. Daí que já temos políticos do PT declarando que está difícil convencer os eleitores de que o governo é inocente das acusações que se lhe fazem. Portando, não há golpe, não há conspirações popular para derrubar o governo do PT. Ele vai cair por si mesmo. Por conta das mentiras, enganações, roubalheira e, acima de tudo, da incompetência dos seus quadros.
         Quando alguém é flagrado em uma situação comprometedora, mas não se tem prova concreta de culpa, é comum se dar ao réu o benefício da dúvida e, assim sendo, perdoá-lo. Principalmente, levando-se em conta o seu histórico pessoal, sem manchas no passado. Mas quando essa pessoa volta a ser flagrada constantemente em atitudes suspeitas, sofrendo muitas acusações, não há mais o que duvidar. Por isso que eu não tenho nenhuma dúvida de que Lula é ladrão e que Dilma infringiu várias leis durante a sua péssima gestão, justamente por conta das inúmeras acusações que lhes foram feitas ao longo dos anos. Ambos foram se safando por conta da fragilidade das leis, mas está chegando a hora da capitulação, uma vez que julgados e condenados já estão pelos seus empregadores: O povo brasileiro.
         Isso não aconteceria com eles se tivessem um passado sem manchas, como aquele sujeito que a mulher acreditou nele por conta do seu passado limpo, de um sujeito de bom caráter e atitudes corretas. É que ele estava ordenhando sua vaquinha de estimação e ela começou a jogar terra dentro do balde com suas patas dianteiras. Ele amarrou uma pata na outra e retomou o serviço, mas ela começou a jogar terra novamente, agora com as patas trazeiras. Ele repetiu a operação que fizera nas patas dianteiras e voltou à ordenha. Agora a vaca começou a bater-lhe no rosto com o rabo. Pacientemente ele amarrou um comprido cordão nos chifres da vaca e, subindo no banquinho colocado atrás da vaca, amarrou a outra ponta do cordão ao rabo da dita cuja, que ficou imobilizado, suspenso por sobre o dorso. Finda esta operação, sentiu vontade urinar, e dali mesmo, de cima do banquinho, abriu a braguilha, tirou o pinto fora e, quando ia começar a micção, sua mulher chegou ao curral e o viu naquela situação altamente comprometedora. Como eu disse, por conta do seu passado, ela acreditou na explicação dele e o perdoou.

         Já Lula e Dilma, acredite quem quiser. Eu não.

Nenhum comentário: