quinta-feira, 3 de março de 2016

OCASO

A China prevê a demissão de nada menos que seis milhões de trabalhadores, das estatais, nos próximos anos. Tem tudo a ver com os números faraônicos de um país que suporta (será?) mais de 1,6 bilhão de habitantes. Mas é também um claro sintoma de que o “capitalismo de Estado” chinês está cada vez mais cedendo ao capitalismo comum, vulgar e, como sempre, cruel. Nada Mao...

O programa Minha Casa, Minha Vida, é um exemplo do descaso do governo

Minha Casa, meu alagamento. No Rio, moradores vivem o caos.
Inúmeras vezes observei, nesta coluna, a forma caótica como o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, GO governo federal, tem sido implantado em todo o País. Casa e apartamentos com rachaduras, desabamento, entupimentos, um inferno que não condiz com a dita importância do sistema, e muito menos com o cuidado que seria esperado para a aplicação de bilhões de reais de recursos públicos através da Caixa Econômica Federal.
Mas tudo continua na mesma. Vejam, por exemplo, o que aconteceu anteontem, no Rio de Janeiro, durante chuvarada que acabou alagando completamente um conjunto de prédios do programa entregue há menos de seis meses, em Maricá, região que tradicionalmente alaga com as chuvas, mas que, segundo garantiram os diretores do programa, não corria “o menor risco de alagamento”. Fora dois metros de água, que acabou por inutilizar pelo menos todos os primeiros andares com conjunto, que abriga mais de três mil pessoas.

Ainda sobre o caos
Os moradores, claro, entraram em pânico, e alguns resistiram bravamente, trepados em escadarias, recusando-se a sair porque havia a ameaça, tipicamente brasileira, de saques às residências invadidas pela água e abandonadas pelos donos. É isso aí...

A indústria das multas (I)
Salvador e São Paulo se destacam na formidável indústria de multas que domina as grandes cidades neste país.
Tanto aqui como na capital paulistas, o que se denuncia, lá claramente, é que os agentes de trânsito estão recebendo comissão pelas multas que aplicam.

A indústria das multas (II)
Alguns, digamos, obtusos, podem pensar que isso significa um “cuidado extremo” com a população etc. e tal. Bobagem. É só um grosso esquema para suprir os cofres municipais. Um assalto, diria melhor.
Tanto é assim que as autoridades de trânsito, principalmente em Salvador, não fazem a menor questão de organizar e fazer o fluir o trânsito. O esquema é multar e ponto final.

Um raro momento de humor
Mais um exemplo da oligofrenia que domina a humanidade, notadamente nestas plagas tropicais: um aviso, em diversas casas lotéricas, diz: “Confira o troco. Não aceitamos reclamações POSTERIORES”.
Aí, eu quero saber quando, onde e por que podemos fazer reclamações ANTERIORES”. Hehehe..


Nenhum comentário: