sexta-feira, 11 de março de 2016

Escuridão

Têm sido muitas as queixas contra a falta de iluminação e diversos pontos de Salvador. Da Garibaldi ao Hospital Roberto Santos, em Narandiba, há zonas totalmente às escuras, inclusive pontos de ônibus, o que, é claro, facilita sobremaneira a ação de marginais que assaltam e, às vezes, até praticam estupros. Roga-se à prefeitura que tome providências imediatas. Ou será que está faltando lâmpadas. Hum...

"Não é normal que tantas cidades sejam alagadas, todos os anos, com chuvas previsíveis"

Chuvas óbvias, alagamentos inexplicáveis. Em todo o País.
Embora os maiores destaques sejam sempre para São Paulo e Rio de Janeiro, a verdade é que inúmeras cidades brasileiras, entre capitais e outras menores, têm sido alagadas sistematicamente, há décadas, por chuvas totalmente previsíveis, que se repetem todos os anos, no mesmo período.
Cabe chamar a atenção para o fato, pois não são ciclones, furacões nem tsunamis, mas, repito, chuvas sempre esperadas.As autoridades, dentro do “princípio” brasileiro de culpar as vítimas, a priori, jogam a responsabilidade sobre a população, por causa do descarte irregular de lixo. Isso contribui, mas não resume toda a causa.
A verdade é que não existem obras de porte para dar vazão às águas. Até porque, sabe-se da aversão dos governantes de cidades, estados e do País em si em relação a obras de saneamento, já que elas “não aparecem” para o grande público. Uma irresponsabilidade lamentável.

A violência crescente (I)
Salvador tem registro uma média de seis assaltos a ônibus por dia. Só este ano, já ocorreram mais de 300!
Não raro tais episódios acabam em tiroteio, fuga dos passageiros colocando em risco suas vidas, e mesmo e morte.
Como já disse aqui outras vezes, não são as blitze que vão acabar com isso. Na verdade, deveria haver, além da ação inteligente da Polícia, todo um conjunto de ações, inclusive sociais, para reduzir esses acontecimentos. E não é coisa que tenha efeito a curto prazo...

A violência crescente (II)
Por falar em violência crescente, o bairro do Tororó transformou-se numa das áreas mais perigosas d capital.
Outrora um local pacato, diria até mesmo bucólico, o Tororó, hoje, registra assaltos, agressões e assassinatos a qualquer momento, seja de dia ou de noite. Os ladrões, inclusive, não estão nem  aí para as câmeras de vigilância. Um horror!

Um negócio da China
Enquanto só se fala em reduzir gastos, governos atrasam salários, as demissões correm soltas os preços sobem e a população gasta cada vez menos, a Assembleia Legislativa da Bahia Cia cargos, aumentando em cerca de meio milhão de reais suas despesas.
Mas o presidente, Marcelo Nilo, não pôde falar sobre o assunto: está na China, viajando na comitiva do governador Rui Costa. Vai entender...

Por que te calas?
Deu-se pouca importância, ou nenhuma, à parte da delação premiada de Delcídio do Amaral, publicada pela revista IstoÉ, na qual ele denuncia Aécio Neves e Renan como implicado no processo de corrupção da Petrobras.
Aliás, com relação a Aécio, cabe notar como ele anda caladinho, ultimamente.

Nenhum comentário: