terça-feira, 7 de abril de 2020

Dos 502 casos notificados pela Vigilância Epidemiológica, apenas 5,37 por cento foram diagnosticados com coronavírus em Feira de Santana

Um mês após registrar o primeiro caso da Covid-19 em Feira de Santana, cerca de 502 exames foram realizados pela Vigilância Epidemiológica, destes, apenas 5,37% foram confirmados para a doença até esta segunda-feira, 06.
Do total de casos notificados, cerca de 65% tiveram resultado negativo liberado pelo Laboratório Central de saúde Pública da Bahia (Lacen). As informações estão contidas no boletim municipal.

Segundo avalia a secretária de saúde, Denise Lima Mascarenhas, o trabalho realizado pelos técnicos da vigilância, em conjunto com as equipes de saúde, vem sendo essencial no controle ao coronavírus.
“Mais da metade dos casos notificados tem sido descartados, ou seja, nossos profissionais estão sensíveis ao avaliar o paciente e notificar a suspeita. Todos os casos confirmados seguem sempre uma cadeia de transmissão e estamos monitorando todos”, explica Denise Lima Mascarenhas.
Ainda de acordo com ela, o momento é de prevenção. “Recomendamos que as pessoas reforcem a higiene das mãos e uso da máscara em caso de gripe. As pessoas que puderem, permaneçam em casa e saiam apenas em situações de extrema necessidade”, orienta.
O prefeito Colbert Martins Filho avalia como positiva as medidas adotadas para a contenção dos casos na cidade. “Baseado nos números divulgados pelo Ministério da Saúde e notificações apresentadas pela Vigilância Epidemiológica Municipal, estamos conseguindo controlar a proliferação do vírus”, pontua.
Ações preventivas com o objetivo de quebrar a cadeia de transmissão da doença tem sido reforçadas pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, como monitoramento dos casos diagnosticados e mapeamento dos possíveis contatos, coletados e orientações de isolamento domiciliar.

Nenhum comentário: