segunda-feira, 18 de maio de 2015

A tecnologia vai solucionar o caos do transporte urbano?

Não aguenta mais engarrafamentos e o trem lotado? Então, que tal ir para o trabalho usando uma mochila-foguete?
A empresa Nartin Aircraft Company, da Nova Zelândia, está desenvolvendo um modelo com previsão de chegada ao mercado em 2016. E ele realmente parece funcionar. Apesar de estar sendo criado para uso por serviços de emergência, não é difícil imaginá-lo sendo usado por cidadãos comuns rumo ao escritório.
"Não ficaríamos surpresos se, dentro de cinco a dez anos, as pessoas estiverem voando por aí diariamente", afirma o presidente da companhia, Peter Coker. É claro que, ao menos até agora, essas máquinas de voo individuais ainda parecem distantes da maioria de nós.
E enquanto isso, as populações das grandes cidades crescem a um ritmo acelerado, e o congestionamento, a poluição e o estresse tendem a aumentar, a menos que mudemos nossos sistemas de transporte urbano.

Cidades mais sustentáveis
Algumas cidades estão investindo em grandes projetos de infraestrutura. Londres, por exemplo, está construindo uma linha de trem de 118 quilômetros, a Crossrail. Outras apostam em alternativas de transporte sustentáveis, como os ônibus elétricos e sistemas de compartilhamento de bicicletas.
Copenhague, na Dinamarca, estabeleceu a meta de se tornar a primeira capital do mundo "neutra" em emissões de carbono até 2025 e investiu em uma rede de bicicletas elétricas públicas - o que já havia sido feito por outras cidades, como Paris, na França, Madri e Barcelona, na Espanha, e a Cidade do México. As bicicletas de Copenhague têm tablets com GPS instalados no guidão. Os usuários podem reservar e pagar pelo serviço por celular. Leia mais no BBCBrasil


Nenhum comentário: