quinta-feira, 28 de maio de 2015

Patrocinadores pressionam Fifa após escândalo de corrupção

A Fifa deve iniciar nesta quinta-feira seu congresso anual, apesar de alertas de patrocinadores de que podem rever seus contratos após a prisão de sete dirigentes acusados de corrupção.
A Visa diz que vai rever seu contrato se a Fifa não fizer mudanças. A Coca-Cola e a Adidas expressaram preocupação. A Nike, patrocinadora da CBF, disse em comunicado que estava cooperando com as autoridades, apesar de não ter sido citada na denúncia da Justiça americana.
Uma parte da nota divulgada na quarta-feira pelo Departamento de Justiça americano se refere a uma investigação específica de possíveis irregularidades em um acordo de patrocínio "de uma grande empresa de roupas esportivas dos EUA" para a CBF.
Sete dirigentes da Fifa foram presos na quarta-feira acusados de corrupção; mais um oitavo se entregou. A Fifa baniu provisoriamente de atividades relacionadas ao futebol 11 dos 14 acusados pela Justiça americana. Eles são suspeitos de crime organizado, fraude e lavagem de dinheiro.
Mas a entidade diz que a eleição de sexta-feira - na qual o presidente da Fifa, Joseph Blatter, busca um quinto mandato - será mantida. Blatter, que não foi citado na denúncia, disse em comunicado que "essas más condutas não tinham lugar no futebol e vamos garantir que aqueles que se envolveram nisso sejam tirados do jogo".

Ele deve fazer sua primeira aparição desde as prisões nesta quinta, no congresso da Fifa. Mas ele já cancelou sua presença em uma conferência de medicina - seu porta-voz disse que "por razões óbvias".  Promotores da Suíça abriram uma investigação separada da americana sobre o processo de escolha do país-sede das Copas de 2018, Rússia, e de 2022, Catar. (Veja mais no BBCBrasil) 

Nenhum comentário: