terça-feira, 5 de maio de 2015

Eleições britânicas: em crise, sistema de saúde que inspirou SUS preocupa eleitores

Filas para atendimento de emergência e dificuldades para marcar consultas são problemas conhecidos dos brasileiros, mas se tornam cada vez mais uma preocupação também dos britânicos.
Sobrecarregado, o NHS (National Health System), que inspirou o SUS (Sistema Único de Saúde) brasileiro, passou a ocupar a primeira posição no ranking de preocupações dos britânicos nestas eleições, de acordo com o instituto Ipsos Mori. Em 2010, no mesmo período, o tema era o quarto mais importante.
O sistema atende quase a totalidade da população britânica – planos de saúde e consultas particulares são raras no Reino Unido.Mas, com o envelhecimento da população, o sistema universal, pensado para tratar doenças como infecções, precisa lidar com doenças de longa duração, como problemas mentais que atingem idosos, para os quais não há cura. Isso tem gastos muito mais altos e demanda muito mais do sistema.
SUS no Brasil
O Royal College of General Practioners, associação dos clínicos gerais britânicos, prevê que, em 18% das tentativas de marcar consultas, os pacientes não conseguem atendimento com um clínico geral (GP) na mesma semana. Uma espera de sete dias pode parecer pouco para um brasileiro, mas os GPs são a base do sistema de saúde britânico. São as consultas feitas por eles que evitam a superlotação dos setores de emergência nos hospitais.
A situação espelha o que diversos especialistas apontam como um dos principais problemas do SUS - que foi inspirado no sistema britânico. Segundo eles, a saúde básica, que deveria ser usada como porta de entrada para o sistema, é desvalorizada no Brasil. Por causa disso, pessoas com doenças simples recorrem diretamente a hospitais e emergências, superlotando unidades que deveriam se concentrar em casos mais graves. (BBCBrasil). 


Nenhum comentário: