domingo, 31 de maio de 2015

CORRUPÇÃO

É simplesmente escandalosa a corrupção que grassa nos programas sociais do governo. Minha Casa, Minha Vida e Prouni são apenas dois exemplos. Para não falar nas obras de péssima qualidade, no caso do Minha Casa, com diversas unidades, em vários pontos do País, apresentando sérios problemas estruturais. Em suma, faltaram responsabilidade e fiscalização nos gastos bilionários com o projeto.
 
"O descaso com a educação, que parece proposital, é aterrador"
 
Educação e saúde pública no lixo
 
Vejo na TV cenas chocantes do descaso com o transporte escolar na zona rural de cidades do Nordeste, onde os ônibus estão caindo aos pedaços, e até mesmo dirigidos por pessoas não habilitadas para este tipo de condução.
Em alguns casos, se quer há ônibus e os estudantes vão para a escola a pé. Isso acontece em praticamente todo o País, mas, como sempre, com especial ênfase nas regiões Norte e Nordeste.
Nos hospitais, parece que estamos em guerra, com gente sendo atendida em corredores, quando consegue atendimento.
Embora talvez eu esteja sendo repetitivo, mas a realidade é de tal forma curel, a irresponsabilida de políticos e governos é tamanha, que nunca é de mais destacar tais situações escandalosas.
 
Não temos troco (I)
 
Impressionante como uma economia pobre e sazonal como é a de Salvador gera estresse para todos.
Por exemplo: você chega a um posto de combustível, lá por volta das 11 horas, compra um refrigerante (ou uma geladíssima cerveja) e mais algumas coisas. Total: R$ 12. Aí, saca uma nota de 20 reais da carteira e logo perguntam se "o senhor não tem trocado?" 
 
Não temos troco (II)
 
Esta situação de miséria extrema da capital baiana cria ainda outro transtorno. Reparem que quando você vai pagar alguma coisa, imediatamente - e de forma, claro, absolutamente deseducada - a pessoa que está no caixa fixa os olhos na sua carteira, para saber qual o valor da cédula que você vai apresentar. Haja!
 
Não temos troco (III)
 
Morei um ano e meio em São Paulo, além de visitar a verdadeira capital do Brasil, sigo falando de São Paulo, pelo menos duas vezes por ano.
Nunca me pediram trocado, e muito menos frações para facilitar troco.
Mas, também, pudera: lá é que moram 50% da renda nacional. E viva quem tem dinheiro e não é boçal.
 
Aliás, por falar em pobreza...
 
A pobreza do Nordeste e do Norte do País continua vergonhosa. Enquanto programas oficiais mantém pessoas à base de esmolas, seguimos sem nenhum tipo de avanço social.
A situação chega a um ponto em que, não fosse uma pequena elite social, tudo estaria falido nestas plagas.
Enquanto continuarem encarando essas regiões como currais eleitorais - e falo de TODOS os partidos -, seguiremos nesta miséria absoluta. Trágico!

Nenhum comentário: