sexta-feira, 29 de maio de 2015

PROVÍNCIA


Tenho amigo que está há exatos dois meses aguardando a chegada de um PARAFUSO para o conserto do seu carro numa concessionária. Dizem que "está vindo de São Paulo". Já uma amiga se queixa que um Assepxia Maquiagem em pó não é encontrado em nenhuma farmácia de Salvador. Em todas, as balconistas disseram que "já fizemos o pedido, mas não chegou". Vem  de onde? De São Paulo. É isso aí: somos a terceira maior cidade do país, mas dependemos de São Paulo como qualquer cidadezinha do interior do Acre. Quanto provincianismo!


É tempo de acabar com o asfalto "sonrisal"

Um lado da cidade abandonado
Quem transita pela cidade, efetivamente como eu faço, sempre acha coisas absurdas. Por exemplo, a situação das principais vias do bairro de São Cristóvão, onde há mais crateras do que na Lua. E não me venham dizer que é resultado das chuvas, porque a situação vem de MUITO TEMPO.
Aliás, por falar em buraqueira e falta total de urbanização, podemos citar também a extensa via que liga Castelo Branco ao Pau da Lima, por onde transitam dezenas de milhares de veículos po dia (e todo mundo que os dirige vota), onde as irregularidades são tamanhas que às vezes dá uma dó dirigir seu carro na área.
Os moradores dessas áreas (onde também não há calçadas, apesar da grande quantidade de pedestres) devem estar morrendo de inveja de quem mora na Barra, Pituba etc. Pois é...

Ainda sobre a cidade (I)
Sempre pensei que a coisa mais fácil (e óbvia) do mundo, para quem comanda uma cidade, é ter uma equipe competente e operosa, que transite por toda a área urbana, sem preconceitos de bairros, a fim de verificar as falhas, anotá-las e, depois, corrigi-las.
Mas não se faz mais isso. Pelo visto, só agem quando acontece uma tragédia, um protesto e coisas que tais.

Ainda sobre a cidade (II)
O trânsito é um dos grandes exemplos da burrice que é coordená-lo sem saber o que acontece na cidade. É sempre bom lembrar aos mauricinhos que Salvador não se resume à orla, muito menos à Barra.
Há cidadãos (eleitores) em muito maior quantidade nos inúmeros bairros que cercam a capital. E se eles estiverem insatisfeitos, já viu, né?

Ainda sobre a cidade (III)
Para completar, quero lembrar que há cerca de dois anos venho chamando a atenção para  PÉSSIMA iluminação dos túneis de Salvador,  inclusive e principalmente no mais extenso deles, o Américo Simas. Lá, pelo menos 50% das lâmpadas estão queimadas. Mas parece que isso não sensibiliza a prefeitura. Fazer o quê?

Uma frota que afronta
Em relação aos ônibus, parece que a promessa de renovação da frota ficou restrita aos ditos 700 ônibus "novos" apresentados com pompa há alguns meses.
Ar condicionado, conforme prometido por José Carlos Aleluia, quando ocupava pasta do setor, nem falar.
E quem observar direito, verá que Salvador continua ostentando a mais velha e vergonhosa frota de ônibus urbanos do PAÍS.

Nenhum comentário: