domingo, 24 de maio de 2015

Ciência tenta explicar por que os homens existem

Um novo estudo, publicado na revista científica Nature, afirma que encontrou uma utilidade real para homens: vantagens evolucionárias.
Como existem outros métodos de reprodução além do sexo e levando-se em conta que a contribuição masculina para o processo reprodutivo se resume apenas ao espermatozoide, muitos questionam se os homens poderiam ser descartados.
O sexo, apesar de apresentar muitas desvantagens como método de reprodução, é adotado por cerca de 3 milhões de espécies.
Isso ocorre mesmo com problemas como perda de tempo, esforço na busca de um parceiro adequado e a possibilidade de bons genes não serem passados para os descendentes - já que os dois pais contribuem com genes -, o que não é bom quando se fala em seleção natural.
Mas o estudo dos pesquisadores da Universidade East Anglia, na Grã-Bretanha, aponta que a seleção sexual traz vantagens evolucionárias.

"Seleção sexual é uma força evolucionária poderosa que determina quem vai se reproduzir", disse à BBC o professor de ecologia evolucionária Matt Gage, que liderou a pesquisa. (Leia matéria completa no BBCBrasil

Nenhum comentário: