segunda-feira, 25 de maio de 2015

ESCONDENDO

A presidente Dilma vetou a proposta de fim de sigilo nas negociações do BNDES. A intenção de quebrar esse sigilo veio, com mais ênfase, após denúncias de escândalos em investimentos (sic) feitos em Cuba e Angola. A pergunta que jamais quer calar, é: com que direito o governo usa sigilo para negociar com dinheiro que é da sociedade? Tudo que existe no BNDES, Caixa, Banco do Brasil e cofres públicos em geral saí dos NOSSOS bolsos. Ora, ora...

Educação e saúde seguem no desprezo
Não foi surpresa para mim constatar que dois dos três maiores cortes no orçamento, anunciadas pela presidente Dilma, que comanda (sic) um governo cujo lema é “Brasil, pátria educadora”, tenham sido aplicados em educação e saúde.
Na verdade, a atitude do governo só faz corroborar o que acontece há décadas neste país: educação não é prioridade, saúde muito menos.
No caso da educação, sabemos exatamente a razão: não interessa a governos demagógicos e/ou populistas que o povo aprenda a pensar, a discutir, a discernir. O que interessa é manter uma multidão na miséria, dependendo de esmolas oficias, carros pipa e coisas do gênero, e sem qualquer abertura para o mundo da educação.
Quanto à saúde pública, parece que sempre se cede ao lobby das empresas privadas, que na verdade querem ver o SUS no fundo do poço. E seguimos na vida “normal” desta droga toda.

O ministro acovardou-se?
O ministro Levy, banqueiro responsável pelo arrocho ao qual se denomina de “ajuste”, não foi ao anúncio dos cortes. Sua cadeira ficou vazia.
E isso que mais me irrita nesta lama da política brasileira: a falta de coragem para encarar responsabilidades. Zorra!

E por falar em “crise”...
Do assíduo leitor Carlos Alberto Quintela, recebo comentário no qual assino embaixo: “De fato, se existe tanta crise é porque deve ser um bom negócio. Muitos estão aproveitando essa crise para criar suas 'crises’ particulares, enxugando seu quadro de funcionários, além das contas de água e luz subindo para a estratosfera, a gasolina aumentando todo mês e a comida e remédios caros. Pois é: com a crise, vivemos acossados. E aí, passamos a ser vítimas de um assédio moral sem precedentes. Como se vê, a crise virou desculpa para tudo. Lamentável!”

Éramos felizes, sem saber
Não me recordo de quantas vezes já repeti essa frase, sempre comparando ao que vivemos hoje, em TODOS os setores, e o que era antes.
Agora, ela me volta a memória diante do comentário feito pelo amigo jornalista Tony Pacheco, na rádio CBN Salvador, em sua coluna Giramundo.
Ele mostra, com assustadora precisão, que a China vem estendendo seu império pelo mundo (acaba de avassalar o Brasil) e que ainda teremos saudade do imperialismo americano.
Verdade, a China é a cara da ditadura comunista travestida de capitalismo de Estado, ou o contrário. Valha-nos Deus!

Obras de péssima qualidade (I)
Na região da Brasilgás, na pista interna paralela à BR-324, ontem, a paisagem era lunar. Crateras por toda parte, fazendo com que o trânsito ficasse muitíssimo lento.
Na Cesta do Povo do Ogunjá, a saída para retorno à Vasco da Gama também está em petição de miséria. E são dois trechos, entre muitos nesta cidade, que foram recentemente recapeados.
É preciso, com urgência, que a prefeitura EXIJA das empreiteiras um mínimo de qualidade nesses serviços. Do jeito que está é uma VERGONHA! Pega mal pacas, prefeito...

Obras de péssima qualidade (II)
Uma medida que sugiro ao prefeito, para preservar o excelente nível da sua administração, é a de colocar placas com o nome da empreiteira que está realizando a obra e do engenheiro responsável.
Quem sabe, assim, eles tenham um pouco mais de pudor.
"O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele." (Immanuel Kant)

Nenhum comentário: