domingo, 22 de maio de 2016

4 sites de buscas que não deixam pistas na rede e protegem sua privacidade

Cerca de 2,3 milhões de buscas são feitas no Google a cada segundo. Mas poucos usuários sabem que podem usar os buscadores de forma "incógnita" ou "privada", para evitar, por exemplo, que empresas utilizem seus dados para fazer publicidade direcionada ou qualquer outra finalidade que eles não autorizaram.
Uma pesquisa realizada em 2012 por Elie Bursztei, chefe da equipe de investigação antiabusos do Google, descobriu na época que quase a metade das pessoas não conhecia esta função do site.
Segundo especialistas, essa é a única forma que não deixa registros da busca ou da página que a pessoa visitou. Mas e quanto à informação que você compartilha automaticamente com um site quando clica nele (como o seu endereço IP, por exemplo)? E o rastro que pode ser traçado através dos servidores do seu provedor de internet?

Estas opções prometem resolver esse problema:

DuckDuckGo
É o mais conhecido entre os buscadores privados e tem boa reputação entre os meios especializados.


O DuckDuckGo promete que não coleta nem armazena nenhum tipo de informação sobre o usuário em seus servidores. E também faz um esforço para evitar que dados fiquem nas mãos dos sites quando você entra neles.
"Quando você clica em nosso site, redirecionamos o pedido de forma que não envie seus termos de busca a outros sites da web. Estes sites saberão que você os visitou, mas não quais os termos de busca você usou para chegar até ali", explica o site.
"Nossa versão criptografada vai além e muda os links automaticamente em vários sites para levar a versões encriptadas destes sites (...). Isto inclui Wikipedia, Facebook, Twitter e Amazon, entre outros."

Click no link e leia mais no BBCBrasil.


Nenhum comentário: