segunda-feira, 16 de maio de 2016

Mentirosos e enganadores

         
O problema com os petralhas é que eles mentem e enganam as pessoas o tempo todo. Nunca cumprem as promessas que fazem. Mas, quando alguém faz isso com eles, ficam tiriricas (êpa!) da vida. Daí a raiva deles para com Eduardo Cunha e Michel Temer. Para alcançar seus objetivos se aliam até ao diabo, mas, quando conseguem o que querem, tratam seus aliados a pão e água e exigem subserviência. Então, não fazem aliança, fazem compra de consciências.

Promessas
         José de Abreu, o cuspidor, está alardeando aos quatro cantos do mundo que se Dilma não for reconduzida à presidência, ele vai embora do Brasil, segundo ele, vai morar em Cuba. Vale salientar quem antes dele, Chico Buarque, Gilberto Gil, e tantos outros beneficiários da curriola da milionária Lei Rouanet, também prometeram o mesmo. Mas, como eu já disse, petralhas nunca cumprem suas promessas.

Alianças
         Quando Tancredo Neves se elegeu presidente a voz geral é que ele não poderia governar, pois seu governo seria travado pelas inúmeras alianças que teve que fazer para chegar ao poder. Uma das alianças foi com o PMDB que emplacou José Sarney como vice. E deu no que deu. Tancredo morreu antes de tomar posse, Sarney assumiu e o Brasil despencou ladeira abaixo e até hoje não parou de descer. Com o PT foi a mesma coisa. Se aliou aos piores elementos da política nacional para tomar o poder. Eleito Lula, não tivemos a sorte dele morrer antes de assumir, mas daria no mesmo, pois seu maior aliado foi novamente o PMDB, sempre prostituto do poder. Só que com os petralhas, o buraco é mais embaixo. Eles aceitam alianças, mas só os membros do partido têm vaga assegurada e podem dar pitaco. Os aliados, têm que ficar calados e aceitar e fazer tudo que o presidente petista quer. É assim também nos estados e nos municípios. Não tem pedigree de petista, é pé duro, não tem vez. Por isso muitos do que voaram para o PT depois da eleição de Lula, já retornaram aos seus antigos ninhos. Foram para lá com pose de caciques, mas não passaram de índios nas hostes petistas. E nesse acúmulo de insatisfações, a arrogância de Dilma botou lenha na fogueira das vaidades e o PT desabou fazendo barulho de árvore frondosa. Agora é esperar para ver que bicho é que vai dar.

Cultura
         Tem gente aqui na Bahia que publica até dois livros por ano. São escritores praticamente anônimos, conhecidos apenas nos limites das suas cidades. Tudo bem. Eu mesmo, e mais alguns conterrâneos já publicamos, com extrema dificuldades, três ou quatro livros ao longo de décadas. Sabemos quanto é caro, que não se tira sequer os custos com a venda de exemplares, mas buscamos aqui e ali o apoio de alguns amigos empresários e assim contribuímos para a cultura da cidade. Eu bem que gostaria de saber o caminho das pedras para publicar um livro por ano, sem ser rico ou ter um forte patrocinador. Algum artista baiano já recebeu incentivo da Lei Rouanet? Se recebeu, o que fez com o dinheiro?

Direito
         Quando Collor sofreu o impeachment o Luladrão disse que se ele quisesse casa para morar que o Estado desse a ele uma vaga na penitenciária. Agora, Dilma foi afastada e terá direito a receber salário, carro com motoristas, avião, e todas as prerrogativas do cargo, porque, afinal, ela foi afastada, mas ainda é presidente. É um direito dela. Ao contrário dos petralhas, os demais políticos respeitam direitos de cidadania. Agora, quanto à vaga na penitenciária, Luladrão pode aguardar porque ele terá direito a ela.

Pensando bem...
         Será que algum dia ainda vou flagrar um petista numa verdade?

*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*

Por hoje é só que agora eu vou ali assistir ao fim da oligarquia cultural dos Buarque de Holanda

Nenhum comentário: