terça-feira, 10 de maio de 2016

Sem noção

         
Se você já ouviu no rádio a propaganda do governo para incentivar os criadores a vacinar o gado contra a febre aftosa me responda: Você conhece algum pecuarista pagodeiro, suingueiro ou coisa assim?

Perguntas?
         Não foi aprovada, recentemente, uma lei que proíbe a interdição de rodovias? Tá valendo ou não? Se está valendo, porque as autoridades não fazem nada quando acontecem estes abusos?

Só mais uma perguntinha
         Se alguém morrer, tiver um grande prejuízo ou perda de qualquer tipo, devido a uma obstrução de rodovia, como posso recorrer para obter reparo?

Mas... Eu lhe disse!
        
 O pênalti que se apita lá não é o mesmo que se apita cá

 “Anderson Daronco e Leandro Vuaden foram os árbitros gaúchos que apitaram as duas partidas finais do Campeonato Baiano, entre Bahia e Vitória. No primeiro jogo, no Barradão, Daronco (de amarelo na foto) apitou um pênalti infame para o Vitória, que venceu por 2 a 0. Hoje (domingo), na Fonte Nova, o Bahia vencia por 1 a 0 quando, aos 34 minutos do segundo tempo, o atacante tricolor Henrique foi simplesmente atropelado violentamente por um zagueiro rubro-negro na frente de Vuaden, que fingiu não ver. Teorias da conspiração são apenas teorias da conspiração. Mas se você somar os erros que derrubaram o Bahia no ano passado aos que impediram seu tricampeonato estadual só há uma conclusão possível: a postura independente e crítica da direção do clube está incomodando a cartolagem nacional e não é pouco. Um absurdo, uma vergonha, um escândalo”!
Texto: Juca Kfouri, jornalista de ESPN

P.S.  Há muito que denuncio as mutretas dos cartolas no futebol brasileiro. E na Bahia não é diferente. O Bahia corre o risco de virar “exemplo”, como fizeram com a Portuguesa, levada à série C porque ousou protestar na Justiça comum por ter sido roubada em seus direitos em favor do Fluminense do Rio de Janeiro. Talvez eu morra e não veja o dia em que o jogo será decidido dentro de campo, sem mutretas.

Universidades
         Uma publicação de petralhas tem se repetido no face afirmando que o analfabeto (Lula) criou 18 universidades, e que o doutor (FHC), nenhuma. Pode até ser. Criar no papel é fácil. Difícil é construir prédios para abrigar universidades e mantê-las funcionando satisfatoriamente. Neste governo petralha, as universidades federais estão caindo pelas tabelas. A USP, que era a melhor do País e uma das melhores do mundo, caiu tanto no ranking que quase não fica entre as 100. Aqui em Feira, o reitor da UEFS declarou que estava por fechar as portas por conta dos sucessivos cortes no orçamento promovidos pelo governo petralha. A solução: trocaram o reitor. Lembrei-me do caso dos passageiros do voo que estava atrasado porque o piloto se recusava a decolar alegando que o avião não tinha condições de voar. Quando foram chamados a embarcar, alguém perguntou: “Trocaram o avião”? Resposta: “Não. Trocamos o piloto”.

Opinião
         Curioso como a maioria das pessoas só enxergam, ouvem ou sentem o que lhes interessa, mas falam e fazem apenas o que querem e se aborrecem facilmente se são criticadas. Esta semana, Dilson Barbosa emitiu opinião sobre o que ele chamou de “palhaçada” de presidente interino da Câmara de Deputados, Gilmar Maranhão. Logo apareceram ouvintes do programa para criticar e até atacar Dilson verbalmente, pelo que ele disse. Uma ouvinte chegou a afirmar que “radialista é pra noticiar apenas, e não emitir opinião”. Dilson, que, quando Maranhão anulou a votação do impeachment, abriu os microfones para que os ouvintes opinassem, deu aula de democracia, não só lendo as mensagens pró e contra a decisão de Maranhão, disse aos seus ouvintes descontentes, que eles poderiam até ir ao programa e emitir suas opiniões sobre o assunto. “Posso não concordar, mas dou o direito a todos de se expressarem”, disse ele. Quanto a ter chamado a atitude Maranhão de “palhaçada” ele disse, acertadamente, que não retirava o que disse, pois ele, e milhões de brasileiros pensam da mesma forma. Agora, digo eu: Dizer que a Imprensa só pode noticiar, sem emitir opinião, é bem a cara dos ditadores e fascistas, inimigos da liberdade de expressão e da democracia.

*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*

Por hoje é só que agora eu vou ali emitir opiniões sobre política, políticos e eleitores. Me aguardem!

Nenhum comentário: