domingo, 22 de maio de 2016

Uso excessivo da internet pode causar problemas à saúde

A tecnologia está definitivamente presente na vida cotidiana. Seja para consultar informações, conversar com amigos e familiares ou apenas entreter, a internet e os celulares não saem das mãos e mentes das pessoas. No entanto, é importante alertar que, embora úteis, o uso excessivo dessas ferramentas pode causar dependência e trazer graves problemas para a saúde.
Para o psicólogo do Hapvida Saúde, Paulo Castro, o vício oriundo da internet, além de causar problemas físicos, afeta diretamente as relações interpessoais. “Se relacionar é poder estar em contato com os mais diversos sentimentos. Relações estabelecidas unicamente pelo meio virtual poder apresentar fragilidade quanto a construção afetiva e social, tornando-a superficialmente, pois esses tipos de contato são pobres de toque e contato visual”, disse.
Segundo o especialista, um dos sinais de alerta quando a tecnologia está passando da medida é a interrupção do sono. “Muitas vezes a pessoa vive o mundo virtual de uma maneira tão intensa que não consegue se desligar nem para dormir. Isso atrapalha o sono, deixando o corpo cada vez mais fadigado, sem energia, prejudicando até mesmo o raciocínio”, alerta a especialista.
Além da insônia, outros sintomas são comuns, como a ansiedade, alteração do apetite, stress e irritabilidade. Esses sinais são muitas vezes negligenciados pelos usuários por não perceber a tênue linha entre o lazer e o vício. O médico alerta que as crianças são as mais afetadas, pois estão expostas ao risco de maneira indiscriminada e essa exposição excessiva pode acarretar atrasos emocionais e sociais para o desenvolvimento da criança.

Click no link e leia matéria completa no Correio 


Nenhum comentário: