segunda-feira, 2 de maio de 2016

Existe um lado bom de ficar ansioso com a incerteza

O desconhecido é parte inevitável da vida, mas isso não significa que seja algo agradável. Querer saber sobre uma entrevista de trabalho, resultados de exames pedidos por um médico ou apenas o feedback de um chefe sobre um projeto importante pode ser excruciante.
            Mas o estresse que sentimos durante períodos de incerteza pode nos dar uma vantagem peculiar de desempenho, de acordo com um novo estudo publicado pelo periódico Nature Communications.
            Pesquisadores da University College London demonstraram essa descoberta nada intuitiva aplicando um choque elétrico moderado em 45 voluntários do estudo enquanto estes brincavam com um videogame, no qual seus avatares viravam rochas que às vezes tinham cobras por baixo delas.
            Metade dos voluntários sabia quando ia receber um choque, e metade estava em um "grupo incerto", no qual tinham de adivinhar se havia ou não uma cobra sob a rocha como parte do videogame. Se houvesse, eles receberiam um choque elétrico na mão.
            Com o passar do tempo, os participantes conseguiram se ajustar melhor e adivinhar qual rocha iria resultar em um choque elétrico - mas os autores do estudo se certificaram de manter os níveis de incerteza elevados durante a tarefa, ao mudar as probabilidades de a cobra aparecer. (Leia mais no Super Interessante


Nenhum comentário: