segunda-feira, 2 de maio de 2016

Motivo de novo bloqueio do Whatsapp é o mesmo que levou executivo do Facebook à prisão

A Justiça de Sergipe determinou que as operadoras de telefonia móvel bloqueiem o aplicativo de mensagens WhatsApp em todo o país por 72 horas.
            O motivo do bloqueio é o mesmo que levou à prisão do vice-presidente do Facebook para a América Latina, Diego Dzodan, em março. A decisão é do juiz Marcel Montalvão, da comarca de Lagarto (SE), que determinou a prisão de Dzodan há dois meses. O executivo foi libertado 24 horas após a prisão.
            Segundo a decisão desta segunda-feira (2), as operadoras devem suspender o serviço imediatamente após a intimação.
            Em nota, o Tribunal de Justiça local informou que o magistrado atendeu a uma medida cautelar da Polícia Federal pelo não atendimento da determinação judicial de quebra de sigilo de mensagens do aplicativo para uma investigação sobre tráfico de drogas em Lagarto, "mesmo após o pedido de prisão do representante do Facebook do Brasil". O processo tramita em segredo de Justiça.
            Em nota à imprensa, o WhatsApp se disse "desapontado" com a decisão do juiz sergipano.
            "Depois de cooperar com toda a extensão da nossa capacidade com os tribunais brasileiros, estamos desapontados que um juiz de Sergipe decidiu mais uma vez ordenar o bloqueio de WhatsApp no Brasil. Esta decisão pune mais de 100 milhões de brasileiros que dependem do nosso serviço para se comunicar, administrar os seus negócios e muito mais, para nos forçar a entregar informações que afirmamos repetidamente que nós não temos", afirma o aplicativo.
            Por meio de um comunicado, a operadora Oi informou que “segue a legislação vigente” e cumpre todas as ordens judiciais. A Telefônica Vivo disse que também “fará o bloqueio do serviço a partir das 14h”. Procuradas, Tim, Claro e Nextel não responderam às solicitações da reportagem sobre o bloqueio do aplicativo. (Leia mais no BBCBrasil) 


Nenhum comentário: